Para começar, feliz Dia dos Irmãos! Sim, 5 de setembro é a data que comemoramos a alegria de ter esses parceiros de vida. E quem aí já não compartilhou o quarto com o irmão durante a infância ou até a adolescência? Agora, se hoje esse é um dilema para você em relação ao quarto dos filhos, está no lugar certo: com estas dicas sobre como dispor móveis e organizar o espaço, ficará fácil conquistar o convívio harmonioso entre os irmãos.
As vantagens do quarto de irmãos
Dividir o quarto com o irmão ou a irmã é sinônimo de…
Essa experiência é, na realidade, um belo exercício de convivência, que promove a união entre os filhos. É a escola de casa que nos leva à escola da vida, sabe? Por isso, quando a decoração do quarto dos filhos é feita com carinho e cuidado, a paz reina e a família inteira agradece!
+ Veja também: quarto de casal – 13 ambientes de sonho
Comece pelo começo: setorize
Independentemente do espaço disponível, procure setorizar a área comum e a área individual. Ao definir os trechos de convívio (como o tapete e a estante de brinquedos), fica claro que todos são responsáveis pela ordem naquele espaço.
E aqui vem o pulo do gato: setorize novamente, agora criando o canto de cada filho. Isto é, bata aquele papo com cada criança para entender as necessidades e os gostos separadamente. Personalizar a área reservada a cada irmão faz com que as crianças se identifiquem com o ambiente e tenham vontade de cuidar dele.
É claro que a bandeira da igualdade assinala a harmonia: pode haver prateleiras compartilhadas, mas, se um irmão tem uma prateleira exclusiva, o outro tem o mesmo direito. Reservar gavetas no armário para cada um e separar a escrivaninha em duas áreas de trabalho, por exemplo, são outras formas de individualizar o espaço, ajudando as crianças a desenvolverem os sensos de responsabilidade e organização.
Dica Oppa: a personalização do canto de cada filho pode acontecer, inclusive, com a customização da parede, que pode receber um adesivo decorativo ou uma pintura especial!
Quarto de irmãos pede layout inteligente
As configurações são das mais variadas: bebê em berço e criança em cama, duas camas, beliche, bicama, sofá-cama… A depender do seu caso, crie o layout que tire o melhor proveito do espaço. Veja os exemplos bem-sucedidos a seguir:
Ideia top: aquela divisória que faz a diferença!
Esta sugestão cabe mesmo em quartos pequenos: se há um vão entre as camas, que tal criar uma divisória com uma cortina presa no forro? Havendo espaço, um biombo ou uma estante podem cumprir o mesmo papel – e ainda se ganha mais área de armazenamento para brinquedos e objetos.
Comprar já minha estante!
Cores no quarto de irmãos – o dilema
Mesmo sendo irmãs a dividirem o quarto – ou apenas meninos –, cores são um assunto delicado. Afinal, não importa o gênero dos filhos para cada um gostar de uma cor. Sorte nossa que isso de rosa para menina e azul para menino é coisa do passado, não é mesmo?
Então veja esta fórmula que é garantia de sucesso: opte por uma base neutra (como off-white ou cinza) e escolha a paleta de cores que aparecerá em almofadas, roupas de cama, objetos decorativos… Por mais que os irmãos tenham preferência por cores diferentes, é possível fazer combinações lindíssimas por meio de contraste, tom sobre tom, nuances complementares etc. (Reveja os 13 quartos de irmãos deste post e comprove!)
Dica Oppa: aproveite para variar na cor das roupas de cama, mas atente para que as estampas combinem entre si!
+ Veja também: os quartos dos filhos neste apartamento decorado com móveis de design, cores e ideias sensacionais
Lúdico, sim, mas com organização!
Convide aqueles amigos da ordem em casa para integrarem a decoração do quarto dos irmãos: escrivaninha, prateleiras, caixas organizadoras, gaveteiros e outros organizadores ora expõem ora guardam os brinquedos, os jogos, os bichos de pelúcia, o material escolar…
Comprar já almofadas coloridas!
Agora, sim, o quarto dos irmãos está pronto para ser curtido ao máximo!
Gostou das ideias? Achou estas dicas úteis? Conta para mim aqui embaixo!
Um beijo e até a próxima!
*Fotos: Reprodução / Pinterest.
No Comment