O QUE É A PANTONE?
Muito se fala de cores Pantone, vemos ela como estampa de camisetas, canetas, cadernos, etc. Mas, afinal, o que é a Pantone? É simplesmente considerada a maior autoridade no que diz respeito à cores. A Pantone foi criada para solucionar problemas, relacionados com a produção e reprodução delas nas artes gráficas e pela indústria em geral.
A empresa desenvolveu e também possui um sistema próprio de catalogação de cores. Além disso seu conceito de colorimetria é único e reúne em um só lugar as variações de uma mesma cor para seus diversos formatos de uso, como RGB, CMYK e hexadecimal. Entretanto é, através de critérios rígidos, que a Pantone guia empresas de áreas diversas nas aplicações de cores da forma mais fiel possível.
A COR DO ANO
Primeiramente todos os anos, desde o ano 2000, o Pantone Color Institute— responsável pelo estudo das tendências globais de cores— elege a cor que representará o ano seguinte.
Além disso a escolha dessa cor não é aleatória, e sim baseada em estudos de comportamento, estilo e até mudanças sócio-político; e é feita por uma vasta gama de especialistas de diversos países.
Segundo que a cor escolhida, por sua vez, dita tendências e guia lançamentos nas áreas de design, moda, arquitetura, decoração, etc.
AS CORES PANTONE DA ÚLTIMA DÉCADA
Cor Pantone 2012: Tangerine Tango
Esse tom de laranja vibrante e cheio de energia está associado ao pôr-do-sol, trazendo também uma sensação de drama e sofisticação.
Cor Pantone 2013: Emerald Green
Mantendo os mesmos valores vibrantes do laranja mas sendo um tom oposto, essa tonalidade de verde foi escolhida para aprimorar o senso de bem-estar e para promover mais equilíbrio.
Cor Pantone 2014: Radiant Orchid
Essa cor foi eleita por representar aconchego, calor, prazer e o despertar da criatividade.
Cor Pantone 2015: Marsala
A escolha dessa cor reflete um período marcado pela busca por sofisticação, versatilidade e sentimentos de acolhimento e conforto, em geral.
Cor Pantone 2016: Rose Quartz & Serenity
Esta foi a primeira vez que a cor do ano, na verdade, foram duas. O Rose Quartz transmite gentileza, delicadeza e conforto. Esse tom influenciou fortemente a febre do Rosa Millennial que dominou o mundo a seguir. Já o azul Serenity transmite tranquilidade, suavidade e leveza. Acima de tudo ambas as cores representam, também, que não devem existir barreiras entre os gêneros.
Cor Pantone 2017: Greenery
Esse tom de verde representa a busca por uma conexão maior com a natureza, longe de toda tecnologia que cerca a vida moderna. Por isso a Pantone, nesta escolha de cor reflete o esgotamento de uma sociedade que se sente sobrecarregada e clama por respiro, maior qualidade de vida e bem-estar.
Cor Pantone 2018: Ultra Violet
Essa tonalidade de violeta foi escolhida como uma homenagem a tudo que é místico e espiritual. Representa o mistério, o drama e a imaginação em outras palavras, remete à imensidão do universo e das ideias do mundo contemporâneo.
Cor Pantone 2019: Living Coral
Faz referência à cor de 2012, Tangerine Tango. Esse tom vibrante e ao mesmo tempo suave de laranja simboliza a busca pela alegria e a necessidade de otimismo e positividade.
Cor Pantone 2020: Classic Blue
Esse tom clássico de azul foi escolhido por transmitir calma, confiança e conectividade, além de uma busca por solidez e segurança. Depois disso o azul é conhecido por ser uma cor atemporal, simples e resistente, também associado à tranquilidade e resiliência.
Cor Pantone 2021: Ultimate Gray & Illuminating
Da mesma forma essa dupla de cores, foi escolhida para evocar a mensagem de alegria e vivacidade, trazida pelo amarelo junto da sensação de resistência, moderação, força e estabilidade que o tom cinza transmite. Essa é uma combinação que acima de tudo remete à positividade, se tornou necessária no período pandêmico que ajudou na escolha.
Cor Pantone 2022: VERY PERI
Pela primeira vez, a Pantone não só escolheu, como também desenvolveu uma tonalidade inédita para ser a Cor do Ano 2022. Essa criação se baseou no período de inovação e transformação que estamos vivenciando, um “renascimento pós pandemia” e a presença cada vez mais surpreendedora da tecnologia.
Segundo a Pantone, a cor de matiz azul-arroxeado “é um reflexo do feeling global do momento e da transição pela qual o mundo está passando”, e que a cor ilustra a integração entre o mundo físico e o mundo virtual. E como os dois mundos estão conectados, não há mais como fazer uma separação entre eles, tendo o mundo virtual participando cada vez mais do mundo físico e vice-versa.
Gostou do post? Tem alguma dica para o próximo? Deixe aqui nos comentários! Vamos amar ler a sua opinião. :) Até a próxima!
No Comment