A verdade é que não existem registros e com isso não se sabe como e nem porque o dia do barman é comemorado em 4 de Outubro. Mas calma, eu posso te contar um pouquinho da origem do termo barman (ou barwoman para mulheres), profissão tão necessária em diversos estabelecimentos.
Origem americana
Por volta dos anos 30 devido à crescente crise de desemprego nos Estados Unidos, os cidadãos americanos como forma de tentar “afogar” os problemas buscavam as bebidas alcoólicas em estabelecimentos públicos e privados. Entretanto, devido ao uso excessivo do álcool, as taxas de suicídio e acidentes aumentaram drasticamente levando o governo a buscar uma solução rápida para melhorar a saúde da população, essa que logo ficou conhecida como Lei Seca. Em síntese a determinação que proibia inteiramente a venda de qualquer bebida alcoólica no país.
Ainda assim, a Lei funcionou em partes, pois abriu uma brecha para os chefes de máfias investirem no mercado negro, o que levou ao início da comercialização ilegal de bebidas alcoólicas. Os comércios ilegais eram montados em porões onde a bebida era vendida livremente. A fim de evitar as batidas policiais um homem de confiança bem-apessoado era colocado a frente do bar, ficando responsável pelas bebidas, os lucros e o sigilo do estabelecimento. Além de precisar ser rápido e criativo para mesclar as bebidas caso algo fugisse do seu controle, esse homem ficou conhecido nos dias de hoje como barman.
Nos dias atuais, qual é a função do barman?
Logo, com o passar dos anos o termo passou por diversas alterações, como nas suas funções até se tornar oficialmente profissão reconhecida internacionalmente. O Barman pode atuar em festas, bares, baladas, hotéis, restaurantes e diversos outros estabelecimentos que tenham um bar. Trabalham na preparação de bebidas alcoólicas ou não. Existem três tipos mais conhecidos que separam os profissionais em categorias, são elas:
- Clássico
Ótimos com o público – conselhos amorosos em balcão de bar? Sempre tem quem precise, não é?! – além de servirem rapidamente ótimos drinks. - Mixologista
Mais ousados que os barmans clássicos, são mais vistos em casamentos e festas grandes sendo conhecidos por misturarem diferentes ingredientes em bebidas únicas. - Freestyle
Desde malabarismos com a coqueteleira, até danças em cima do balcão, são responsáveis também pelo entretenimento do público no geral.
Pausa no post para você conhecer a Oppa!
Agora que você conhece a história, vai uma receita?
Eu sei que #segundou, mas guarda a receita para o final de semana, pode ser? Afinal, aqui no QG a galera separou 2 drinks fáceis para você experimentar. Bora lá?
- Jack lemonade (com álcool)
Ingredientes
– 2 Limões sicilianos
– 50ml de Whisky
– Açúcar e gelo a gosto
– Refrigerante Citrus
Modo de preparo
1. Primeiramente corte um dos limões em fatias e coloque intercaladamente com cubos de gelo dentro de sua coqueteleira (o outro limão você irá usar para espremer o suco).
2. Em seguida, adicione açúcar a gosto e coloque o whisky.
3. Por fim, após misturar tudo, derrame em um copo e complete com o refrigerante citrus para gaseificar o seu drink refrescante. - Pink lemonade (sem álcool)
Ingredientes
– 1 litro de água
– 2 limões-sicilianos com casca + 6 fatias para decorar
– 10 framboesas
– Açúcar e gelo a gosto
Modo de preparo
1. Primeiramente bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o açúcar, por 5 minutos;
2. Em seguida, coe os resíduos do limão e da framboesa e adoce com açúcar. Está pronto!
Drink na mão? Vem conhecer agora os mais famosos do Brasil!
1# Caipirinha
2# Dry Martini
3# Cosmopolitan
4# Pinã colada
5# Negroni
E-book Oppa: Receitas fáceis para fazer em casa – Veja também!
Por fim, qual é seu drink favorito? Ah! Tem mais receitas para compartilhar? Comenta aqui. Em seguida, salve para ler depois!
Fotos: Reprodução/Pinterest | E lista dos 5 drinks mais famosos do Brasil: Rio Quente Resorts.
No Comment