Entre os sete dias, de 07 a 12 de junho, 262 mil visitantes de 173 diferentes países tomaram as ruas de Milão, conhecida como a Capital Mundial do Design, em busca das novidades mais frescas e das tendências mais fortes da área. Durante sua duração, a linha já tênue entre arte e design deixa de existir e os dois universos se mesclam, juntam e complementam, surpreendendo e encantando todos os apreciadores do nicho.

Dentre as temáticas mais presentes no evento, está o prefixo RE; reconectar, reeditar, repensar, relançar… e reencontrar, afinal foram 2 anos onde o evento não pôde acontecer em seu formato tradicional, recebendo visitantes de todos os cantos do mundo.

Tanto significado assim não poderia deixar de vir carregado de tendências incríveis que prometem guiar as áreas de design, arquitetura e decoração dos próximos meses. Vem ver com a gente as principais:

Cores

A gente já começa falando de um dos nossos temas favoritos por aqui. Quem conhece sabe que a Oppa é apaixonada por cores e não poderíamos deixar de reparar nas tonalidades mais populares na Semana de Design de Milão. Em resumo: tudo que remete à tecnologia. 

Nosso último post por aqui foi sobre as cores Pantone da última década e como a cor escolhida para 2022 se baseou no metaverso e nas inovações tecnológicas que estamos vivendo. Em Milão, não foi diferente; se destacaram cores vibrantes em tonalidades de rosa, azul, amarelo, verde, magenta e claro, o tom azul arroxeado do Very Peri. 

As tonalidades neon e fluorescentes que já vinham sendo destaque dentro das maiores semanas de moda do mundo, agora invadem também o mobiliário e a decoração. Ou seja, os tons que são tendência são todos aqueles que parecem ter saído diretamente de um render 3D para a vida real. Assim como relatou a Pantone ao fazer sua escolha de cor do ano, cada vez mais os universos digitais e físicos perdem suas distinções e se misturam entre si, coexistindo.

Um dos ambientes que retratou isso foi apresentado pela Cappellini, representando a forma como a marca se imagina no futuro e apresentando duas versões limitadas do seu gaveteiro best-seller, em pink e verde neon.

É claro que os tons terrosos e as paletas de cores com matizes mais naturais continuam em alta, mas agora contam com cores vibrantes para complementar e alegrar os ambientes.

Referências à natureza

E falando em tons naturais, tudo aquilo que faz referência ao que é natural também foi muito explorado no evento. A inspiração da natureza para formas, texturas e materiais enriqueceu o design, estando muito presente em espaços variados e nos lançamentos de diversas marcas. Essas inspirações são múltiplas; vêm tanto da botânica quanto do próprio corpo humano, como a linha de poltronas Peaches, concebida pela designer Lara Bohinc, da Bohinc Studio, que teve como inspiração o corpo feminino.

Sustentabilidade

Também interligada com as demais tendências, a sustentabilidade mais uma vez teve forte presença no Salão de Móveis de Milão. Não só uma tendência, mas ano após ano pode-se notar que pensar na sustentabilidade e no ciclo de vida dos produtos desde a forma como a matéria-prima usada em sua produção é extraída até o descarte do produto final tem se tornado componente obrigatório para as inovações na área de design e decoração. Um exemplo de projeto sustentável apresentado na Design Week foi o azulejo desenvolvido pelo Studio Plastique em parceria com o escritório de arquitetura Snohetta e a fabricante Fornace Brioni. Chamado de Forite, essa linha de azulejos é fabricada a partir de resíduos de eletrônicos, principalmente os vidros presentes em fornos e microondas.

Multifuncionalidade

Essa tendência também não é novidade! Com as vidas cada vez mais agitadas nos grandes centros e os preços por metro quadrado dos imóveis que não param de aumentar, o consumidor necessita mais do que nunca de móveis que cumpram além de sua função básica. Quanto maior a versatilidade, melhor! E isso ficou claro em Milão nesta edição do Salão do Móvel. Bancadas que revelam cozinhas completas e abrem espaço com um simples toque. Como no ambiente apresentado pela Aran Cucine, com assinatura de Stefano Boeri, ilustram bem a aplicação dessa trend.

Sabe quem mais já fez sucesso em Milão? Isso mesmo, a Cadeira Uma, nossa queridinha! Conheça e se apaixone nas cores das tendências!

Banner Telegram.