Atualização: 21 de junho de 2019

O clima é tão gostoso que poderia ser uma casa na praia, mas é um apartamento de 125 m² em um dos bairros mais bacanas de São Paulo, o Alto da Lapa. Móveis de design, muitas plantas, cores, e ideias de decoração sensacionais são os pontos fortes deste projeto de decoração capitaneado pelo Pro.a Arquitetos no edifício Flora, obra da incorporadora Idea!Zarvos. E – adivinha – é claro que tem móveis da Oppa por aqui.

“Família precisa de espaço”

Com base nesse conceito nasceu o Flora, sob a tutela do arquiteto Gui Mattos para a Idea!Zarvos, construtora que vem renovando a paisagem paulistana com prédios coloridos e de “arquitetura assinada”. Por ser um edifício pensado para quem tem filhos, dispõe de muitas áreas de lazer: academia, área externa, bicicletário, piscina e sala de brincar.

Nos apartamentos, varandas e janelas do chão ao teto promovem a sensação de plenitude e bem-estar. “A decoração do apartamento modelo foi desenvolvida para um jovem casal com dois filhos, que adora a natureza e gosta de receber e cozinhar”, conta Daniella Martini, uma das sócias da Pro.a Arquitetos. Sobre a escolha dos móveis da Oppa, ela conta:

“O design da Oppa atende este perfil do apartamento e agrega na composição que pensamos para deixá-lo jovem, moderno, aconchegante e harmonioso”

Daniella Martini, Pro.a Arquitetos

Vamos passear por este apartamento modelo, destacando as ideias e soluções de decoração de interiores que são pura inspiração!

Azul na sala de estar moderna

Cor que remete à tranquilidade, o azul marca presença em tapete, mesa de centro, no revestimento lá fora, nas almofadas e no quadro aqui dentro. A madeira dos móveis e do piso faz o contraponto, aquecendo a paleta de cores. Nesse mix, o sofá bege – a maior peça de mobiliário da sala – encaixa-se harmoniosamente, sem roubar a atenção.

+ Veja também: como escolher sofá? Guia rápido para encontrar o estofado ideal
apartamento decorado com tapete

Reparou que o tapete tem visual que parece desgastado? É o chamado estilo shabby chic (“chique gasto”), que surgiu nos anos 1970 e virou tendência de decoração que veio para ficar. O Tapete Zig e o Tapete Dobra são bons exemplos dessa linha de decoração.

Sala de jantar, living e cozinha – integração na medida

cozinha de apartamento decorado

Se na varanda a parede revestida de plantas serve de fundo ao conjunto de mesa e cadeiras, no janelão da sala de jantar são os vasos suspensos que trazem a natureza para perto.

Sala de estar, sala de jantar e cozinha integradas – tudo em harmonia graças às paredes claras e à presença da madeira em móveis e no piso. Mas observe a profundidade visual criada pelo armário preto, estrategicamente alocado para armazenar pratos, copos, talheres e itens de serviço de mesa. As banquetas altas repetem essa cor, formando esse canto especial dentro do ambiente.

Comprar já banquetas altas

No caminho para a cozinha, que fica à esquerda na foto, o balcão serve de apoio durante refeições rápidas. Por ser uma divisória baixa, mantém a integração com a área social, multiplicando a luminosidade e fazendo os ambientes crescerem visualmente.

Oppa! Reparou que no corredor de entrada foi alocado o home office, à direita na foto? Ótima ideia para apartamentos pequenos.

Cozinha branca dá sempre certo

Branco é boa pedida especialmente na cozinha, já que configura base neutra para acessórios coloridos, o toque verde de plantas, utensílios de madeira e fibras naturais… Armários inferiores armazenam panelas, travessas e demais itens de cozinha.

Quarto de casal com clima de praia

Já falamos de azul, já falamos de branco. Aqui, a dupla se mescla em sintonia, conferindo uma atmosfera litorânea ao quarto de casal. Mesas de cabeceira diferentes são tendência de decoração – ainda mais quando há área para um móvel maior, que ajuda na organização e otimiza o uso do espaço.

+ Veja também: cozy decor – 5 passos para conquistar um quarto aconchegante

+ Veja também: quarto de casal – 13 ambientes de sonho

No banheiro da suíte, a madeira clara ganha vida diante das paredes pintadas de azul. A prateleira acompanha o desenho do espelho, oferecendo apoio a itens de higiene, enfeites e vaso de flores.

O quarto da filha é cool!

Tecidos estampados, cama diante de parede com ilustração de paisagem tropical, mesa e escrivaninha de design clean. Este quarto pode foi pensado para uma menina, mas basta trocar alguns acessórios para o ambiente ficar com jeito de menino! Esse é o segredo de uma decoração versátil, que não fica datada nem se torna descartável com o tempo.

Comprar já almofadas coloridas

Em vez do tradicional rosa ou pink reservado ao quarto de meninas, adotou-se o rosa-antigo em doses homeopáticas: o tom aparece em almofadas, na passadeira listrada e na Cadeira Uma Rosê, que dá aquela temperada de cor ao canto de estudos.

Dica Oppa: você sabia que a Cadeira Uma está disponível em mais de 20 cores e fez o maior sucesso no Salão Internacional do Móvel de Milão 2019?

Grafismos no quarto do bebê

A decoração do quarto do bebê também escapa ao tradicional! As paredes com grafismos azuis conferem um ar moderno ao cômodo.

Em sintonia com a estampa da parede, a Prateleira Pepê ladeia a cadeira de balanço, deixando os livrinhos à mão. Por ser estreita (apenas 8 cm de profundidade), essa prateleira é uma esperta solução de decoração, já que pode ser instalada em espaços pequenos e até no corredor, sem atrapalhar a circulação.

Este projeto é de suspirar, não é? Aqui na Oppa somos fãs do Pro.a Arquitetos e da Idea!Zarvos e fazemos questão de espalhar!

*Atualização de publicação original feita em 08/05/2017. Fotos: Divulgação/Idea!Zarvos.

Post por: Viví Kolér.