Por Viví Kolér

Quem diria que a Cadeira Uma viria a ganhar o mundo com seu jeito descolado e cheio de bossa? Pois é o que venho contar em primeira mão hoje: nossa premiada Cadeira Uma veio representar o melhor do design brasileiro na Semana de Design de Milão, na Itália, que promove simultaneamente o Salão Internacional do Móvel de Milão e o Fuorisalone, os maiores eventos do mundo quando falamos de design e decoração.

Como correspondente internacional da Oppa, eu não podia deixar de participar do desfile do nosso ícone pela capital do design! De 8 a 14 de abril, a Oppa está expondo a Cadeira Uma e outros móveis (como a Mesa Lateral Lapa, a Penteadeira Leopoldina, o Rack Panteon e a Mesa de Centro Dotta) na mostra Brazil: Essentially Diverse, promovida pela Apex-Brasil no Museo della Permanente, evento que integra o calendário do Fuorisalone (acompanhe tim tim por tim tim pelo InstaStory da Oppa).

Eu tô te contando tudinho no Instagram da Oppa: @oppadesign | Fotos: Viví Kolér / Fuorisalone 2019.

Onde começou?

Antes de atravessar o oceano, no entanto, a Cadeira Uma tem muita história para contar. Criada em 2011 pelo Estúdio Oppa, então capitaneado pelo designer José Machado, a Cadeira Uma nasceu como resposta a um grande desafio – como produzir uma cadeira confortável e acessível? Se design é para todos, teria de haver uma solução criativa. Repare na suave curva das três chapas do assento e do encosto. Isso proporciona um desenho anatômico e confortável, sem precisar da estofamento ou outras técnicas que encarecem o processo.

“O desafio era fazer uma cadeira simples, ergonômica, bonita, diferente, de qualidade, com cara de internet e que, de fato, fosse uma peça de design, daquelas que podem circular por vários ambientes e fazer bonito em todos eles! E isso tudo, é claro, a um preço justo!”

José Machado, então head designer do Estúdio Oppa

A cereja do bolo vem com a paleta multicolorida.A estrutura de eucalipto de reflorestamento e as chapas de MDF (materiais robustos, econômicos e amigos do meio ambiente) recebem pintura laqueada em diversas cores. Se no início a cartela tinha 8 tonalidades, hoje produzimos a Cadeira Oppa em 20 cores!

Fotos: Viví Kolér / Fuorisalone 2019.

Bonita, leve, resistente e moderna, a Cadeira Uma conquistou não só o público mas também os profissionais do design e da decoração de interiores: nossa queridinha arrematou a Categoria Bronze do Prêmio IDEA/Brasil 2012, a mais importante premiação do gênero do país.

E esse ícone do design brasileiro está fazendo sucesso em Milão, a capital do design, especialmente por sua versatilidade: a Cadeira Uma se destaca em qualquer ambiente e pode ser utilizada de mil e uma formas, como mesa de cabeceira, mesa lateral, apoio para quadros, assento amigo perto da sapateira… Esta seleção de fotos traz diversos ambientes em que a Cadeira Uma brilha na decoração!

Você sabia? 5 curiosidades da Cadeira Uma

1. José Machado conta sobre o nascimento desse produto: “Na correria para o lançamento, decidimos as cores da Uma por telefone. Para que chegássemos à tonalidade de amarelo desejada, a referência foi o tom da bandeira da Alemanha. Nos primeiros seis meses, o amarelo foi líder de vendas – não somente a cadeira, mas outras peças que utilizaram a mesma cor”.

Fotos: Viví Kolér / Fuorisalone 2019.

2. As curvas suaves da Cadeira Uma foram inspiradas nas asas da borboleta. “Criando este desenho expressivo, simpático e bem-humorado”, ressalta o designer.

3. Tamanho foi o sucesso da Cadeira Uma nesses 8 anos de existência que a linha cresceu. Já conhece a Banqueta Baixa Uma e a Banqueta Alta Uma?

4. Só nos primeiros três meses de 2019 (janeiro a março), foram vendidas 1 765 unidades de Cadeira Uma. Uau!

5. Hoje, os modelos da Cadeira Uma mais requisitados são nos tons Natural, Azul-Claro e Verde-Escuro. Qual é a sua cor preferida da Cadeira Uma? Responda abaixo nos Comentários!

Nós acreditamos que o design brasileiro merece ser conhecido e valorizado mundo afora. Por isso, demos asas para a Uma voar! Ela começou a ser vendida na Europa, pela Memomad e já está levando seu charme até a Alemanha. Sem dúvida, é só o começo!

Fotos: Viví Kolér / Fuorisalone 2019.

E você, já tem uma Cadeira Uma para chamar de sua?

 

Post por: Viví Kolér.