Quem tem o hábito de tirar os sapatos assim que chega em casa, sabe o quanto é bom ter tapetes em casa. Libertar os dedos espremidos, encostar o pé no chão e sentir as texturas e temperaturas do piso é uma delícia. Mas o melhor é depois disso, ir pra parte macia e aconchegante do chão, coberta com tecido. Mas escolher o tapete certo pra sua casa não é das coisas mais fáceis. Pra ajudar, a gente traz aqui 4 dicas:

1# Pense no formato do tapete

Tapete serve pra aconchegar os pés cansados, claro! Mas na decoração ele também ajuda a integrar os ambientes. E pra isso acontecer, a regra é clara e bem simples: tapetes retangulares ficam melhores em quartos retangulares, quadrados nos quadrados e por aí vai. Já os redondos, além de funcionarem nos espaços redondos, também ficam bem no centro dos ambientes de diversos tamanhos.

blog_escolher_tapetes_03


Muitos tapetes para você se esbaldar, nós temos! 🤩


2# A cor é um ponto muito importante

Normalmente, os tapetes aparecem na decoração por último, depois que quase tudo já foi escolhido. Mas como tudo tem um lado bom, para os indecisos isso é uma benção, porque limita as opções. A cor do tapete que vai funcionar no espaço precisa ser escolhida com base nas cores do ambiente. A decisão é por sua conta! Você pode escolher um tapete que complemente a composição ou que contraste com ela, não tem certo ou errado aqui. Depende de quanto destaque você quer dar ao tapete, ou ao piso.

a cor do tapete é você que escolhe.

Em ambientes supercoloridos, não tem muito segredo, escolha uma das cores que estão no lugar e use no tapete um tom mais suave ou mais forte dela. Mas para quem gosta de ousar, coloque no tapete uma cor nova, que ainda não tem no ambiente.

Ambientes supercoloridos merecem tapetes neutros.

E vale lembrar: as cores claras são lindas, mas sujam mais. Porém, em espaços pequenos é a melhor opção, pra criar aquela sensação de amplitude. Já os escuros, são bons pra demarcar a separação de vários ambientes em salões grandes.

escolha o tapete com base nas nas cores do ambiente.


Veja +: Vamos esquentar? Tapetes, almofadas e mantas por todos os lados.


3# Escolher o tamanho ideal de tapete não precisa ser difícil

Já que um dos papéis do tapete é proteger o piso, não faz muito sentido colocar ele no meio da sala e os móveis direto no chão. Então, um bom tamanho de tapete é aquele que ocupa quase todo o ambiente. Se a sala for grande, os móveis podem ficar inteiros em cima do tapete, e se o espaço for pequeno, o tapete pode ficar só um pouco embaixo dos móveis.

tapetes grandes.

Na sala de jantar a regra é outra. Grande ou pequena, o melhor é que todas as cadeiras fiquem totalmente em cima do tapete. Para que quando a cadeira for arrastada, ela ainda continue em cima do tecido. Os especialistas recomendam que essa sobra tenha pelo menos 70 cm.

Na sala de jantar a regra do tapete é outra.

4# Material bom é outro nível

Peludão ou de fibra trançada? Pra essa pergunta tem sim respostas objetivas. Melhor que fazer “minha mãe mandou”, é pensar em que tipo de circulação o tapete vai ter que aguentar e o uso do cômodo onde ele vai ficar. Por exemplo, felpudos na sala de jantar não é uma boa ideia. Imagina cair nele o molho do fettuccine. Bad. Por isso, em ambientes de passagem e/ou com risco de acidentes culinários, o melhor é apostar nos tapetes de fibras sintéticas, porque eles são os mais resistentes e fáceis de limpar – como os de polipropileno ou nylon. Já nos lugares onde a gente fica mais – sala e quarto – uma solução boa são os peludos antialérgicos, que têm tratamento contra ácaros. Na sala da TV a dica é felpudos, felpudos, felpudos. Além de gostosos de pisar e de deitar em cima, eles ajudam na acústica, abafando o barulho dos autofalantes.

tapetes felpudos para sala de estar.

Enfim, escolha o seu tapete ideal e seja feliz! 😀

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!

Fotos: Reprodução / Pinterest | Atualização do post publicado em 23/04/2014