Atualmente, fala-se bastante da falta de espaço nas casas, principalmente em grandes centros urbanos. É impressionante constatar a redução da metragem de muitos apartamentos. Não dá nem para acreditar que cômodos tão pequenos consigam acomodar tudo o que temos: cama, mesa de cabeceira, poltrona, mesinha… é complicado! E, não adianta, muitas vezes não cabe mesmo e as pessoas são obrigadas a se desfazer de algumas coisinhas. Tudo bem que o perfil da família brasileira também mudou, o número de filhos diminuiu e, ainda por cima, manter uma residência muito grande ficou bem mais caro. Pensando nisso, cada vez mais arquitetos são contratados para encontrar soluções pra fazer caber tudo o que temos. E é um verdadeiro quebra-cabeça!!! Por isso, para quem também sofre com a falta de espaço no dia a dia, aqui vão 10 dicas:

01- Marcenaria bem pensada

A principal das dicas para salas e quartos pequenos é investir na marcenaria. Nestes ambientes, 30 cm fazem milagre, sim! Painéis podem virar estantes ou nichos pra guardar as coisas, por exemplo. Do mesmo modo, um móvel com altura do piso ao teto também ajuda bastante a ganhar espaço!

Apartamento pequeno e organizado.

02- Mobiliário multiúso

É o que a indústria aposta para o mercado atualmente. Mesa retrátil, móveis com rodinhas e muitas gavetas, cama que vira sofá ou com baú, máquina de lavar e secar juntas… Enfim, soluções supercomuns em residências europeias como as de Paris e Berlim, que vemos agora nas grandes cidades brasileiras. Aposte em múltipla função!

Na Cama multifuncional Bali cabe de tudo e mais um pouco.

03- Funcionalidade

Essa é a palavra-chave para espaços pequenos! Não dá mais pra perder tempo nem dinheiro com objetos ou móveis que só servem pra enfeitar. Beleza e função têm que estar alinhadas em tudo. Prateleiras, por exemplo, são simples, ocupam pouco espaço, e ficam superdecorativas depois de preenchidas com livros, LPs, etc.

Apartamento pequeno e organizado.

04- Cores claras

Elas deixam o espaço mais clean e transmitem a sensação de amplitude. Escolha mobiliário com tons brancos e cores parecidas nas junções do teto com parede e parede com piso. Esse é um ótimo truque. Anota aí!

05- Nichos e divisórias

Grandes vãos em armários são péssimos para organizar roupas e acessórios do dia a dia. Abuse de caixas, ganchinhos e muitos nichos. Acredite, uma organização setorizada ajuda, e muito, na falta de espaço.

06- Esconde-esconde

Trabalhar com portas ou painéis pra esconder os objetos são boas soluções para diminuir a sensação de que o espaço está abarrotado. Ah, elimine puxadores salientes que atrapalham a passagem. Gosto muito do puxador fecho toque – quando a porta abre com um leve empurrãozinho – e do tipo cava.

Apartamentos pequenos e organizados.

07- Pendure!

Trabalhar na vertical pode liberar muito o espaço. Um exemplo bastante comum é televisão fixada na parede.

08- Viva os trilhos

Sem dúvida, armários com portas de correr são os melhores amigos para os quartos pequenos.

Apartamento pequeno e organizado.

No quarto pequeno experimente usar armários com portas de correr.

09- Daquelas dicas essenciais: integre ambientes

Ela ajuda bastante a otimizar o espaço. Cozinhas integradas com salas podem ser muito charmosas e acomodar melhor as necessidades que precisamos. Todavia para isso, contrate um profissional.

Veja +: “Parede pra quê? Dicas para separar ambientes.”

10- Desapegue

Será que precisamos guardar tanta coisa? É o que sempre falo para meus clientes: faça uma listinha do que realmente importa. Pois, muitas vezes guardamos tantos objetos e roupas sem a menor necessidade que perdemos espaços valiosos

Enfim, dicas anotadas? Além disso, lembrou de conferir o site da Oppa? Dessa forma eu vou ficando por aqui, até logo!

Por Natália Noleto.

Fotos: Reprodução Pinterest.

Atualização do post original publicado em 18 de jul de 2013.