Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e ajuda a economizar nas feiras e supermercados. Cultivar uma horta em casa é um ótimo jeito de ter sempre alimentos fresquinhos e sem agrotóxicos. Mas o que é preciso fazer para ter algumas folhagens dentro de casa? Preparamos algumas dicas para você criar a sua horta da melhor maneira possível.

Mas onde eu coloco?

Em primeiro lugar é preciso pensar no local. Espaço para plantar costuma ser um problema, principalmente para quem mora em grandes cidades. Mas, é possível ter uma horta em apenas um metro quadrado ou alguns vasos de temperos em um cantinho esquecido da casa. Só vale lembrar que a vegetação precisa receber cerca de 3 a 4 horas de sol por dia.

local com sol no seu partamento para ter sua horta em casa com hortaliças.Como escolher o vaso ideal para as hortaliças?  

Primeiramente defina quais hortaliças cultivará e pesquise sobre elas. Tamanho superior e da raiz, cuidados básicos e especiais. Por fim é só escolher a cor, tamanho e tipo de vaso. Essa opção abaixo é autoirrigável, ou seja só precisa abastecer de água 1 vez por semana (ou até menos dependendo do quanto de água que a planta precisa). Uma opção prática e ideal para quem não tem muito tempo de sobra para regar a horta.

vasos autoirrigáveis para plantar hortaliças na sua horta em casaQue tal comprar um de cada cor?

Se o espaço for menor, uma boa opção é escolher vasos de tamanhos diferentes que possam ser agrupados de 2 a 3, posicionados próximos a paredes ou móveis. Como este modelo: 

06022017-3

Se a intenção é apostar em uma horta maior e decorativa, que tal uma estante?

06022017-2


Veja também: Como decorar varanda pequena? Comece por aqui


Agora que a questão do local já foi resolvida, vamos plantar?

Passo a passo:

1 – Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

2 – Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

3 – Espalhe um pouco de areia;

4 – Plante as mudas;

5 – Regue ao terminar;

Pronto! A partir de agora é preciso tomar outros cuidados, como regar, adubar e controlar pragas. É preciso também verificar o manejo correto de cada folhagem e fazer combinações que funcionam, pois há espécies que precisam de mais sol e outras de mais sombra. Uma outra dica é usar palitos de picolé ou plaquinhas com o nome das plantinhas para facilitar a identificação.

Por Verônica Lima – www.infoimobi.com.br | Atualização do post publicado em 06/02/2017 | Fotos: Reprodução / Pinterest