Hoje é Dia da Felicidade! Sim, oficialmente, no dia 20 de março de 2013 temos a primeira data dedicada a esse tema. Isso graças à ONU que, em 2012, após um consenso de 193 membros da assembleia, inseriu mais uma data especial ao calendário internacional.

image

É muito legal ter um dia dedicado a algo que faz tão bem! Essa ideia surgiu através de um modelo estabelecido pelo reino do Butão, no Himalaia desde 1972. Lá eles possuem o FIB (Felicidade Interna Bruta) ao invés do PIB (Produto Interno Bruto) e o objetivo é ter um índice que caracterize uma sociedade que não está restrita ao crescimento econômico (no caso do PIB), mas leva em consideração as finanças e a qualidade de vida.

image

Mas felicidade é medida? Para chegar ao índice do FIB, são analisados itens como: padrão de vida, saúde, educação, resiliência ecológica, bem-estar psicológico, diversidade cultural, uso equilibrado do tempo, boa governança e vitalidade comunitária. No FIB, o centro de avaliação é o homem, e serve para verificar como o cidadão está se sentindo diante da sua própria vida. 

image

Somos super a favor desse índice, mas, enquanto o FIB não é adotado em terras tupiniquins, ficamos com a comemoração do Dia Da Felicidade mesmo!

->Imagens: projeto “As ruas falam”, Inspiration Page

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa