Então hoje é 22/11. Nessa bonita combinação bonita de números se comemora o Dia do Músico – na verdade, tudo começou como Dia de Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos. História à parte, vamos ao que interessa: música é vida para a alma e também pode ser na decoração. Na decoração musical, vale tanto pitadas descoladas pelos ambientes quanto um estilo hard core, bem definido, do estilo musical preferido, do instrumento que se toca, do artista predileto…

Para integrar a música à decoração de um jeito cool, siga 1, 2 ou todos estes passos:

  • Guitarra, violão e afins? Pendure na parede
  • Dê novos usos aos discos de vinil
  • Decore com quadros, pôsteres e adesivos dentro do tema
  • Vitrola dando sopa? É decoração musical vintage!
  • Instrumentos musicais podem ganhar funções decorativas
  • Peças inspiradas em instrumentos musicais
  • Detalhes musicais pela decoração

Não se preocupe – darei exemplos para explicar melhor!

 

1# Guitarra, violão e afins? Pendure na parede

Nem sempre é fácil criar um arranjo para a parede… Nem sempre se tem espaço para guardar o violão… Resolva as duas questões de um jeito superestiloso: pendure o instrumento na parede! Além de personalizar a decoração, o violão ou a guitarra ficam à mão para serem dedilhados sempre que der vontade.

Os violões podem enfeitar a parede do quarto, ao lado de quadros e até de um prato de bateria.

Também no escritório os instrumentos de corda acrescentam um toque criativo ao ambiente.

Se as paredes dos ambientes já estão compostas, há sempre o corredor para receber a decoração musical – fica um charme só!

2# Dê novos usos aos discos de vinil

Não tem mais discos de vinil em casa? É só passar em uma loja de antiguidades para encontrar algumas peças. Depois, é dar asas à imaginação!

O vinil pode revestir o tampo de uma mesa lateral ou de uma banqueta. Já pensou que graça esta peça na sala de estar, fazendo companhia ao sofá ou à poltrona?

Mãos à obra e vamos lá criar um relógio personalizado para a parede da cozinha!

Vinil como lustre pendente – por que não?

Os vinis também podem compor arranjos decorativos nas paredes. Reparou como a superfície laranja destacou a forma do trio de discos?

3# Decore com quadros, pôsteres e adesivos dentro do tema

Capas de disco, fotos de músicos, ilustrações com decoração musical… Monte seu mix e encha as paredes de música!

Quando se pensa em rock-and-roll, a foto acima traz o clima clássico, escuro, retrô. Agora, quem diria que um quarto com base clara ficaria tão roqueiro com um quadro de Led Zeppelin + ACDC, almofadas com estampa dos Beatles e uma bateria ao lado da cama? Inusitado e super cool!

Também os pôsteres de bandas podem compor a decoração das paredes – aqui, em uma versão mais feminina graças à presença do sofá rosa:

+Veja também: decoração com pôsteres de filmes – o guia básico

Como contraste, esta sala em cinza e amarelo traz um adesivo de parede com uma ilustração poderosa, mais heavy metal:

Por fim, fazer um mix das opções também gera resultados interessantes: neste quarto, adesivo de parede, quadros e almofadas compõem a decoração musical. Oppa! E viu os CDs expostos na prateleira? Está aí mais uma ideia top.

4# Vitrola dando sopa? É decoração musical vintage!

Se você é um desses sortudos que herdou uma belezinha destas, a dica é exibir sua vitrola na decoração com orgulho! Caso não tenha ainda uma vitrola para chamar de sua, os antiquários costumam ter peças à venda.

5# Instrumentos musicais podem ganhar funções decorativas

Quem diria que tambores poderiam servir de enfeite às paredes? Neste canto descolado, as peças funcionam como prateleiras inusitadas.

Um jardim de suculentas dentro de um violão. Oi?! Essa frase não faria sentido nenhum não fosse pela foto abaixo: a estrutura do instrumento ganhou prateleiras e vasos com as simpáticas plantinhas.

+Veja também: já pensou em usar xícaras como vasinhos de plantas? Então vem ver 9 jeitos estilosos de usar xícaras e canecas na decoração!

Lá vêm os tambores de novo – agora formando um arranjo como mesa de centro. A ideia combina tanto com móveis modernos quanto com o estilo rústico, mais descontraído.

6# Peças inspiradas em instrumentos musicais

As formas dos instrumentos musicais – e também das notas – servem de inspiração aos designers na criação de objetos decorativos. Um bom exemplo é a linha de luminárias Botti: o shape do trompete se multiplica nas peças da marca portuguesa DelightFULL.

E o charme desta estante de livros com as curvas da clave de Sol? É o máximo!

Dica Oppa: encontre aqui a estante perfeita para sua casa!

7# Detalhes musicais pela decoração

Há quem prefira só dar aquele toque divertido aos ambientes com detalhes que remetem ao universo musical, como a Vela Cordão DJ, que tem um pingente em forma de fones de ouvido:

Foto: Oppa.

Daquelas ideias de faça você mesmo: as cordas do violão vão para a parede e formam um mural de fotos!

Por fim, um miniadesivo de saxofonista para enfeitar o espelho do interruptor. Genial!

Eu sou apaixonada por música e tenho uma dica extra: música para os olhos! É isso mesmo: tenha na estante ou na mesa de centro livros sobre o tema. Eu estou lendo a biografia Vida (Globo Livros), em que o próprio Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, conta sua incrível história. Intenso – recomendo!

Um beijo e até a próxima!

       Post por: Viví Kolér.

Fotos: Reprodução/Pinterest