Embora a cozinha tenha a fama de ser o “coração da casa”, é na sala de estar em que podemos relaxar, soltar-nos do mundo lá fora e nos conectarmos conosco aqui dentro. Só que isso fica difícil quando estamos cercados de coisas fora do lugar: olhamos para a bagunça como uma tarefa pendente, pedindo atenção… O verdadeiro descanso para recarregar as baterias só pode acontecer em um ambiente que é, em si mesmo, calmo e relaxante – lê-se uma sala de estar organizada! Como ninguém está a fim de fazer faxina diariamente, a chave para um living convidativo está na distribuição esperta de móveis e objetos e em uma organização eficiente. Aqui estão 10 jeitos criativos de configurar a sala de estar para que pareça organizada sempre!
1# Use os móveis para definir o espaço
Especialmente em ambientes integrados, vale a pena demarcar a área do estar com os móveis, o sofá, as poltronas e um tapete. Isso cria uma leve separação visual e conserva o living longe da eventual bagunça dos demais ambientes.
+ Veja também: como escolher sofá? Guia rápido para encontrar o estofado ideal
2# Verticalize!
Especialmente se o que você armazena é mais para exibição do que para o uso diário, como coleções de pratos, porcelanas, quadros, livros… Ao “verticalizar” a decoração, dispondo esses itens em estantes, prateleiras e nas paredes, os olhos são atraídos para olhar ao redor da sala. Esta tática ajuda a minimizar a impressão de desordem em superfícies baixas e dá uma impressão geral de organização.
3# Use bandejas
Objetos decorativos, miudezas, lembranças de viagens e outros itens soltos pelo ambiente? Melhor não! Concentre esses elementos em uma bandeja sobre a mesa de centro, o bufê ou o aparador. Em vez de peças soltas, ter esse conjunto reunido à vista transmite a sensação de ordem.
+ Veja também: como decorar o aparador na sala? 16 ideias para todos os gostos
4# Caixas e cestos por uma sala de estar organizada
Cestos e caixas organizadores podem receber aquela baguncinha de papéis, cartas e itens do cotidiano que não têm lugar certo. Aqui, esta estante é salva por caixas de tecido branco que preenchem as prateleiras e compõem um visual harmônico.
5# Agrupe objetos semelhantes
Coleções dispersas pela sala de estar correm o risco de parecer bagunça… Procure, portanto, agrupar os objetos semelhantes para conquistar um visual ordenado.
6# Mobília de quarto na sala de estar?
Já pensou que uma bela cômoda – com espaçosas gavetas – pode ser a solução de armazenamento perfeita na sua sala de estar? Ao escolher um móvel de design bonito e funcional, você conseguirá manter os objetos organizados e acessíveis, mas agradavelmente fora de vista.
Comprar já minha cômoda!
7# Quando o escritório fica na sala…
…mantenha a escrivaninha livre de bagunça! Uma bancada desobstruída dá instantaneamente a impressão de limpeza e ordem. Em uma sala multiúso, é importante visualizar todos os elementos em sintonia, mesmo que cada setor tenha uma função.
8# Móveis funcionais ajudam a ter uma sala de estar organizada
A mesa lateral pode ter espaço de armazenamento, como uma gaveta; o pufe pode ser um baú para mantas; a mesa de centro pode ter um compartimento para controle remoto e miudezas… Móveis de design inteligente oferecem soluções incríveis de organização na sala de estar!
9# Experimente um projetor!
Gostaria de ter tela de cinema em casa? Oppa! Então esta dica é quente: os projetores surgem como alternativa à televisão, oferecendo imagem de grande dimensão só na hora da pipoca. Durante o dia, o projetor sai de cena e a sala fica livre da presença do televisor, dos fios, cabos, controles…
+ Veja também: pensando na iluminação da sala de estar? Aprenda o beabá aqui
10# Menos almofadas, mais ordem
Decore o sofá sem exageros, adicionando poucas almofadas. Assim, o estofado não fica sobrecarregado e é rapidinho arrumar a sala à noite, depois do filme. Afofar e realinhar as almofadas antes de dormir para, na manhã seguinte, acordar e dar de cara com uma sala limpa e arejada!
Eu achei estas dicas fáceis de serem colocadas em prática e adaptá-las para minha casa. E você? O que achou? Conta aqui embaixo!
Um beijo e até a próxima!
Conteúdo inspirado em post do portal Apartment Therapy.
No Comment