Em qual sociedade você quer viver? Perguntinha que nos faz colocar a massa cinzenta pra trabalhar. Comodismo, conformismo e passividade não são mais características da atualidade (pelo menos na teoria não deveriam ser), e é nisso que diversos grupos ativistas vêm insistido: nas mudanças que queremos, mas feitas pelas próprias mãos dos cidadãos.

Só é possível pensar em uma solução quando você vive um problema”, afirma Gabriel Gomes, um dos fundadores do coletivo Shoot The Shit. Cansados de perguntar os itinerários de ônibus nos pontos de parada do transporte público, os três fundadores do coletivo resolveram criar um projeto que melhorasse a sinalização nos pontos, mas através do engajamento da população local.

Com a pergunta “Que ônibus passa aqui?” adesivos foram espalhados pelos diversos pontos de ônibus de Porto Alegre, onde espaços em branco eram preenchidos com as informações sobre os itinerários. Isso tudo pelos próprios passageiros.

image

O projeto chamou a atenção da Empresa Pública de Transporte e Circulação- EPTC (que de início resistiu), e conseguiram a parceria. O vandalismo ainda é grande, mas o grupo estuda maneiras de combater isso. A ideia é que todos os pontos da cidade sejam sinalizados corretamente.

image

É claro que os reflexos apareceram em outras regiões brasileiras! O projeto ganhou visibilidade na internet e com a ajuda do grupo “Imagina na Copa” chegou aqui em São Paulo. Bairros como o do Limão, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Mariana, Jardim Paulistano e Cerqueira César já receberam os adesivos. O adesivo está disponibilizado no site pra quem quiser baixar!

image

image

Criado em 2010 na capital gaúcha, o coletivo Shoot The Shit, também é responsável por outros projetos. Em um dos mais bacanas está a intervenção “Tá com pressa” feita em uma passarela muito movimentada de Porto Alegre.  Para facilitar o fluxo de pessoas (bem complicado nos horários de pico), adesivos foram colados no chão para que os apressadinhos pudessem transitar sem stress.

image

A ideia é realizar as mudanças sem precisar culpar ninguém. É claro que acreditamos que órgãos públicos devem fazer a sua parte, mas por que esperar sempre alguma atitude? Se dá pra mudar por nós mesmos, vamos em frente ;)  

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa