Dá sim. Mas, antes de pensar na décor e em como combinar esse elemento curinga, é necessário se atentar para a segurança. Para cada finalidade, existe um tipo de vidro indicado: se o ambiente tem crianças, se será usado mais frequentemente… Além de ser 100% reciclável, cujas principais características são transparência e dureza, é um material altamente versátil. Mas, você já deve estar curioso para analisar os tipos existentes. Então, vamos lá?

Qual é o ideal para mim?

Como já mencionamos existem vários tipos de vidros e cada um deles possui uma finalidade, e os lugares corretos onde devem ser utilizado. Veja só:

  • Vidro comum: É bastante usado nas janelas de alumínio;
  • Temperado: Mais resistente que o vidro comum e mais seguro também, pois ao quebrar, produz peças pequenas não cortantes (sem pontas). Ideal para uso em box de banheiro.
  • Laminado: Sanduíche de duas ou mais placas de vidro com uma película de proteção securitária. Esta película funciona como uma “cola” evitando que os pedaços de vidro se espalhem.
  • Temperado laminado: Junção da resistência do vidro temperado com a segurança do vidro laminado. Basicamente é um vidro seguro e resistente, ou seja, pode ser aplicado na execução de piso de escadas, por exemplo.

Vidro na decoração.

Como combinar o vidro com a decoração?

Muito utilizado em escadas e vidraças por arquitetos de todo o mundo, o vidro é um material versátil, neutro e cheio de finesse. Além de todas as funcionalidade e jeitos de usar que conhecemos, existem outras formas inovadoras de colocá-lo em locais inimagináveis no ambiente. Como em uma divisória de ambientes ou em um jardim de inverno logo abaixo da escada. Resta saber como você prefere usar, e abusar da imaginação! ;)

Vidro na decoração.

Mas antes de tudo,  não se esqueça de considerar estas 7 dicas:

  1. O vidro comum às vezes nem é a opção mais barata do mercado. Não é recomendado pelos bombeiros para aprovação de guarda-corpo. Ao quebrar pode fazer cortes nas pessoas.
  2. Nunca economize quando o critério é segurança. Obedeça às normas de aprovação e na dúvida, consulte o Corpo de Bombeiros.
  3. Para espaços com altura como guarda-corpo de mezaninos de residência, o ideal é a escolha do temperado laminado.
  4. Pisos de vidro estão cada vez mais presente nas residências, mas muito cuidado com este tipo de execução: contrate uma empresa que já possua tradição no mercado para essa categoria de serviço.
  5. Atenção para distância entre corrimão e espaço de vidro do guarda-corpo (evite espaços acima de 20 cm). Quanto menor o vão, mais segurança para as crianças.
  6. O vidro pintado é uma ótima opção para substituir um revestimento como pastilha ou cerâmica. Atualmente  bastante presente em portas, armários, balcão…
  7. Conhece o vidro de proteção solar? Ele reduz em cerca de 80% a entrada de calor e possui uma variedade de espessuras e cores.

Ponto positivo

Diferente das janelas e portas de uns 2 anos atrás, as vidraças enormes conquistaram um lugar de destaque no mundo da arquitetura, e elas tem um ponto positivo (um não, vários, mas um deles é este) que é a abundante luz natural que passa por elas diariamente. Luz que ilumina e ajuda a evitar o consumo excessivo de energia elétrica, luz que deixa tudo mais aconchegante e bonito. E para aproveitar toda essa beldade se você realmente gosta da luz ambiente, opte por cortinas claras e mais finas. Ou no caso de persianas, escolha aquelas que há a possibilidade de abrir por inteiro durante o dia, porém bloqueiam totalmente a luz durante a noite.

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.


Não curte vidro na decoração? Invista na madeira!


Hora do bônus

07 fotos de decorações com vidro para você se inspirar:

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.

Vidro na decoração.

Enfim, você também tem decorações assim na sua casa? Gosta dessa categoria de decoração, mas também não deixa de lado outras matérias-prima? Deixe aqui nos comentários!

Fotos: Reprodução / Pinterest | Post por Natália Noleto – Blog Arquitetura e Interiores (atualização)