Dá sim. Mas, antes de pensar na décor e em como combinar esse elemento curinga, é necessário se atentar para a segurança. Para cada finalidade, existe um tipo de vidro indicado: se o ambiente tem crianças, se será usado mais frequentemente… Além de ser 100% reciclável, cujas principais características são transparência e dureza, é um material altamente versátil. Mas, você já deve estar curioso para analisar os tipos existentes. Então, vamos lá?
Qual é o ideal para mim?
Como já mencionamos existem vários tipos de vidros e cada um deles possui uma finalidade, e os lugares corretos onde devem ser utilizado. Veja só:
- Vidro comum: É bastante usado nas janelas de alumínio;
- Temperado: Mais resistente que o vidro comum e mais seguro também, pois ao quebrar, produz peças pequenas não cortantes (sem pontas). Ideal para uso em box de banheiro.
- Laminado: Sanduíche de duas ou mais placas de vidro com uma película de proteção securitária. Esta película funciona como uma “cola” evitando que os pedaços de vidro se espalhem.
- Temperado laminado: Junção da resistência do vidro temperado com a segurança do vidro laminado. Basicamente é um vidro seguro e resistente, ou seja, pode ser aplicado na execução de piso de escadas, por exemplo.
Como combinar o vidro com a decoração?
Muito utilizado em escadas e vidraças por arquitetos de todo o mundo, o vidro é um material versátil, neutro e cheio de finesse. Além de todas as funcionalidade e jeitos de usar que conhecemos, existem outras formas inovadoras de colocá-lo em locais inimagináveis no ambiente. Como em uma divisória de ambientes ou em um jardim de inverno logo abaixo da escada. Resta saber como você prefere usar, e abusar da imaginação! ;)
Mas antes de tudo, não se esqueça de considerar estas 7 dicas:
- O vidro comum às vezes nem é a opção mais barata do mercado. Não é recomendado pelos bombeiros para aprovação de guarda-corpo. Ao quebrar pode fazer cortes nas pessoas.
- Nunca economize quando o critério é segurança. Obedeça às normas de aprovação e na dúvida, consulte o Corpo de Bombeiros.
- Para espaços com altura como guarda-corpo de mezaninos de residência, o ideal é a escolha do temperado laminado.
- Pisos de vidro estão cada vez mais presente nas residências, mas muito cuidado com este tipo de execução: contrate uma empresa que já possua tradição no mercado para essa categoria de serviço.
- Atenção para distância entre corrimão e espaço de vidro do guarda-corpo (evite espaços acima de 20 cm). Quanto menor o vão, mais segurança para as crianças.
- O vidro pintado é uma ótima opção para substituir um revestimento como pastilha ou cerâmica. Atualmente bastante presente em portas, armários, balcão…
- Conhece o vidro de proteção solar? Ele reduz em cerca de 80% a entrada de calor e possui uma variedade de espessuras e cores.
Ponto positivo
Diferente das janelas e portas de uns 2 anos atrás, as vidraças enormes conquistaram um lugar de destaque no mundo da arquitetura, e elas tem um ponto positivo (um não, vários, mas um deles é este) que é a abundante luz natural que passa por elas diariamente. Luz que ilumina e ajuda a evitar o consumo excessivo de energia elétrica, luz que deixa tudo mais aconchegante e bonito. E para aproveitar toda essa beldade se você realmente gosta da luz ambiente, opte por cortinas claras e mais finas. Ou no caso de persianas, escolha aquelas que há a possibilidade de abrir por inteiro durante o dia, porém bloqueiam totalmente a luz durante a noite.
Não curte vidro na decoração? Invista na madeira!
Hora do bônus
07 fotos de decorações com vidro para você se inspirar:
Enfim, você também tem decorações assim na sua casa? Gosta dessa categoria de decoração, mas também não deixa de lado outras matérias-prima? Deixe aqui nos comentários!
Fotos: Reprodução / Pinterest | Post por Natália Noleto – Blog Arquitetura e Interiores (atualização)
No Comment