Hoje vamos falar de um lugar muito especial numa casa, do coração dela: a cozinhaEntão vem comigo que vou passar um café. Na cozinha ocorrem as invenções, alquimias, surpresas, afagos, carinhos, lambanças, enfim, pode acontecer de tudo neste espaço. Reparou ser um lugar da casa onde acontecem transformações? Os alimentos entram crus e saem integrados em receitas incríveis ou até mesmo num simples arroz refogado delicioso! Mas este espaço precisa estar preparado, organizado e equipado para que seja sempre um prazer desfrutá-lo.

Em primeiro lugar, algumas regras são importantes:

1- A pia deve estar perto do fogão para qualquer emergência culinária. Já pensou em cruzar a cozinha segurando uma panela de pressão muito quente?

Casa colorida.

2- Locais de armazenamento de ingredientes, louças e utensílios são indispensáveis para manter a organização e praticidade. Quem consegue trabalhar bem na bagunça?

Cozinha, o coração da casa.

3- A gaveta de talheres ou utensílios devem estar perto do fogão para que se tenha acesso rápido a uma colher ou algo desse tipo. Ninguém quer ter seu brigadeiro queimado por falta de colher à mão.

Casa colorida.

4- A ergonomia garantirá bem-estar aos seus usuários, ou seja, a bancada deve estar na altura média de 90 cm, deve ter espaço para os pés sob a mesma, armários superiores devem ter altura em torno de 1,50 m a partir do piso, etc. Subir em bancos é sempre um risco de acidentes, ainda mais com peças de vidro ou cerâmica nas mãos.

5- A utilização de materiais de revestimento duráveis e fáceis de limpar garantirão a beleza da sua cozinha por muito tempo. Revestimentos porosos ou que absorvam água não permitem a limpeza, sua cozinha ficará encardida rapidamente, então não os use.

Cozinha, o coração da casa.

Estilos de cozinha

A cozinha pode ter vários estilos. Ela pode ser rústica com fogão a lenha, pode ser retrô, moderna ou contemporânea. Pode ser compacta ou bem grande, com uma bancada em ilha, que é o sonho de muita gente. A copa com mesa e cadeiras para refeições pode ser integrada a este espaço.

Cozinha, o coração da casa.


Monte a sua cozinha com a Meu Móvel de Madeira! Uma loja parceira da Oppa que você vai amar.


Decoração

Uma cozinha pode ser composta por móveis e decorações das mais diferentes formas, cores e curvas diferentes. Têm aquelas menores, desenhadas sob medida para a sua necessidade e até mesmo as maiores que são preenchidas por inúmeros armários e decorações. Dentro desse contexto, separamos alguns itens indispensáveis que você precisa ter. Confira:

  • Cadeiras

Que tal a premiada cadeira Uma para sua mesa?

Cozinha, o coração da casa.

  • Mesa

Não podemos esquecer que uma mesa bem posta, bonita, apetece ainda mais. Jogos americanos são muito práticos e deixam qualquer mesa bacana.

Cozinha colorida.

  • Iluminação

A luminária pendente é um ótimo recurso de iluminação e delimitação de ambientes se colocadas sobre balcões entre a cozinha e a sala, por exemplo. Você ainda pode utilizar várias delas sobre uma mesa, com alturas diferentes. Vai ficar maravilhoso!

Cozinha, o coração da casa.

  • Louças

Ter diversas opções de louças nem sempre é aconselhado para quem não tem muito espaço de armazenagem para elas, mas não é uma ideia se o cenário for ao contrário.

Casa colorida.

Por fim para encerrar minhas dicas, não se esqueça das louças! Um projeto bem feito garante uma cozinha de sucesso. Mas antes de tudo, procure sempre um profissional, ele lhe indicará as melhores soluções e você não perderá dinheiro com tentativas em vão.

Gostou do post? Como é a sua cozinha? Moderna e colorida ou mais clean e reservada? Enfim, conta pra gente nos comentários!

Atualização do post publicado em: 23/05/2017 | Fotos: Reprodução/Pinterest | Por Priscila Boldrini.