Ao andar pela cidade de São Paulo é quase impossível não ver, ou ao menos notar, a grandiosidade do suntuoso monumento em  frente ao Parque do Ibirapuera. E paulistano que é paulistano tem que saber quem foi o o artista que projetou a obra!

image

Bom, se você não é paulistano, tudo bem, porque o cara é o aniversariante do dia, então resolvemos dedicar esse post a ele! O escultor Victor Brecheret completaria hoje, dia 22 de fevereiro, 119 anos.   

Nascido na Itália, aos trinta anos mudou seu nome de “Vittorio Breheret” para Victor Brecheret, assumindo a identidade brasileira. O escultor Ítalo-brasileiro frequentava as aulas de entalhe do Liceu de Arte e Ofícios e amadureceu seu trabalho na Europa. Hoje é considerado um dos responsáveis pela introdução do modernismo na escultura brasileira.

Influenciado pela arte pós-impressionista, inspirou-se em grandes artistas, como Auguste Rodin, e aqui no brasil aliou-se a Emiliano Di CavalcantiMário de Andrade e Oswald de Andrade iniciando o pensamento vanguardista brasileiro.

image

Conhecido por usar boina e representar quase uma caricatura da imagem de um artista, participou de grandes eventos artísticos como a Semana de Arte moderna de 1922.

image

Escultura Graça exposta na Galeria Prestes Maia. 

Mas, um pouco antes disso, em 1920, Brecheret ganhou um concurso de maquetes para a construção de um grande monumento na cidade. O Monumento às Bandeiras foi o projeto vencedor e três anos depois o Governo do Estado de São Paulo encomendou a execução do projeto. A obra é a maior do escultor e só foi inaugurada em 1953, ou seja, levou 33 anos para ficar completamente pronta (U-A-U!)!

image

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre esse grande (e paciente) escultor, aprecie sua obra com outros olhos na próxima vez que estiver parado no trânsito! ;)

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa