Por Viví Kolér
Ler é tudo de bom: expande nossos horizontes, ativa a criatividade, enriquece nossas experiências… A lista de benefícios é infinita! Eu sou “ratinha de livraria” desde criança, era assim que minha mãe dizia. Em casa, a melhor maneira de incentivar esse hábito é criar um canto de leitura aconchegante, com poltrona confortável, uma manta, mesinha lateral para apoiar o chá e os óculos, talvez um puff para os pés… O canto de leitura não precisa ser rebuscado – basta estar ali, na sala ou no quarto, como um irresistível convite para acessar o mundo paralelo de um bom livro.
Já que forma com conteúdo tem muito mais graça, além de ver aqui cantos de leitura inspiradores, você encontrará indicações de livros que merecem ser lidos! Isso porque propus um desafio à book lover Érica Minchin, que, além de leitora compulsiva, é consultora de imagem e autora dos livros Liberte Seu Estilo e 15 Passos para Desentulhar Seu Armário. Afinal, se moda é vestir o corpo, decoração é vestir a casa, nosso segundo corpo. Separei 10 ambientes top e perguntei a ela:
Érica, que livro você leria em cada um destes cantos de leitura e por quê?
As respostas são surpreendentes: além de trazer dicas de livros incríveis, as descrições da Érica ajudarão você a escolher que clima deseja para o seu cantinho de leitura!
Mistura boa de cores e elementos
“À primeira vista, a repetição de cores e da estampa na almofada e no tapete – com meia dúzia de discos de vinil e uma mesinha de apoio – faz com que tudo pareça muito simples. Porém o mix de elementos densos, leves, sérios, aconchegantes e fortes, com uma atmosfera meio anos 60, me lembra a narrativa descontraída mas cheia de camadas d’A Insustentável Leveza do Ser, do Milan Kundera.”
+ Veja também: Aprenda a combinar almofadas e renove a decoração em instantes
Canto de leitura moderno
“Uma taça de vinho por perto e um ‘livro para aprender alguma coisa’, mas nada muito técnico. Isso é o que este canto de leitura me pede. Penso em duas obras que se encaixariam bem nessa proposta: Hit Makers – Como Nascem as Tendências, do Derek Thompson, e Oportunidades Disfarçadas, do Carlos Domingos.”
Comprar minha mesa lateral já!
Estante por perto
“A estante próxima e organizada, as linhas sóbrias e a poltrona que é confortável mas não envolve em excesso – o clima me parece ideal para ‘leituras úteis’. Por outro lato, senti este espaço como um convite para deixar de lado a ânsia de ser sempre produtiva e perfeitinha a fim de me deixar ser acolhida pela vida também. Ou seja, para aprender sobre A Coragem de Ser Imperfeito, da Brené Brown.”
Comprar minha estante já!
Como se fosse uma casa no campo
“Um ambiente com poucos elementos, materiais naturais e um quê mais rústico… Confortável e com poucas distrações, este canto de leitura é propício para o leitor se transportar para outra realidade, deixando-se levar por novos pontos de vista. Americanah, da Chimamanda Ngozi Adichie, é o livro certo para isso.”
Elegância na medida
“Linhas simples porém sofisticadas, uma manta bem gostosa e todo o mix de sensações que este espaço traz pedem uma leitura que seja um misto de biografia com curiosidades úteis e um tiquinho de romance. A autora Helen Russell conseguiu reunir tudo isso em O Segredo da Dinamarca, em que relata seu ano em um dos países mais felizes do mundo.”
Estilo retrô – sim, senhor!
“Esta luminária, a poltroninha cinza com um único botão no encosto, as cores sóbrias… Sinto o ar de ambiente que chama à reflexão. A cara de Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer ou, melhor, Mentiras no Divã – todos do Irvin D. Yalom.”
Decoração em que menos é mais
“Traços simples mas meticulosamente selecionados, cores neutras porém nada óbvias, o conforto necessário para alguém que se mantém em movimento: tudo me lembra de alguns livros que são para ‘ver’ além de ler. Eu imagino neste espaço alguém que gosta de moda e design, contudo vai além da estética. A Roupa e a Moda, clássico do James Laver, é bacana tanto para estudiosos quanto para curiosos. Outra sugestão, em inglês, é o livro Worn Stories, da Emily Spivack: trata-se de uma ‘coletânea de roupas e memórias’, que reúne uma série de relatos de famosos, como a artista Marina Abramović, e desconhecidos sobre as suas peças favoritas e o significado pessoal por trás delas.”
Acolhedor como o canto de leitura tem que ser
“A poltrona e a manta com cara de abraço, um chá por perto e nenhum compromisso na agenda. Este canto de leitura é o cenário perfeito para se entregar a uma história daquelas que nos fazem até interagir com os personagens: rir, chorar, questionar, tudo junto e ao mesmo tempo, sabe? Mas uma história nada previsível. A Delicadeza, do David Foenkinos – obra que virou o filme A Delicadeza do Amor, com a Audrey Tautou –, cumpre todos os requisitos.”
+ Veja também: os novos tecidos dos sofás e poltronas da linha Bump
Poltrona colorida tempera os tons claros
“As estampas do quadro e da almofada me remetem ao clássico 1984, do George Orwell – impossível não lembrar! O que mais gosto é que esses olhinhos combinam com isso da observação. As cores claras, o tapete de pelo e outros elementos mais aconchegantes proporcionam a calma necessária durante a leitura de um livro como esse!”
+ Veja também: Pequenos e notáveis, um puff para cada estilo
Canto de leitura para dois
“Um espaço para compartilhar leituras leves, não lineares, em que trechos do livro possam ser lidos em voz alta e compreendidos sem grande esforço de contextualização. Ou seja, crônicas do Luis Fernando Veríssimo – pode ser A Comédia da Vida Privada para começar!”
Todo mundo tem estilo!
Essa é a linha guia do trabalho da consultora de imagem Érica Minchin, que fez graduação em moda, pós-graduação em sociopsicologia e estudou no Fashion Institute of Technology, de Nova York. Além do serviço de consultoria, a profissional promove cursos online que ajudam os alunos a identificarem e libertarem o próprio estilo. Conheça mais visitando as páginas do Facebook e do Instagram da Érica.
Curtiu os cantos de leitura? Já leu algum destes livros ou gostaria de sugerir uma obra? Deixe seu comentário aqui embaixo e nos ajude a deixar este post ainda mais inspirador!
Um beijo e até a próxima!
Sen-sa-cio-nal!!!
Matéria espetacular! Super sugestiva e inspiradora!
Amei tudo: a ideia desse post, a escolha dos cantinhos, os diversos estilos, as sugestões de leitura!
Parabéns Viví!! Dá gosto de ler um texto tão bem elaborado!
Que delícia de comentário, Lucia! =D Obrigada por passar por aqui e deixar essas palavras superinspiradoras!