O jeito que você decora sua casa diz muito sobre você. Na sua sala de jantar, por exemplo, você pode revelar todos os matizes do seu eu, todas as facetas da sua personalidade, fazendo um mix de cadeiras. Sim. Colocar vários modelos e cores diferentes de cadeiras na sua sala deixam o ambiente mais interessante e charmoso.

chairs-4

Quer tentar? Aqui vão algumas dicas pra escolher as cadeiras:

1 – Quantidade x Distância

Defina a quantidade de peças. É importante levar em conta que, entre cadeira e espaço livre, cada lugar tem que ter, no mínimo, 60 cm pra todo mundo conseguir se mexer.

2 – Medidas

Considere a altura da mesa. A partir dela, dá pra saber qual deve ser a altura dos assentos. Pra ninguém se apertar, são necessários, em média, 30 cm para acomodar as pernas.

3 – Cuidado com os pés!

A sala é pequena? Evite cadeiras com pés em forma de cruz! Elas ocupam mais espaço e atrapalham na hora de sentar ou levantar.

4 – Cores

Se ficar em dúvida quanto às cores, faça combinações com tons opostos ou complementares. Por exemplo: o roxo fica bem tanto com o amarelo quanto com o azul.

5 – Estilo

Nem sempre quem divide a casa tem o mesmo gosto. Não tem problema! Isso é ótimo para o mix de cadeiras. Dá pra juntar o estilo moderno com o romântico, o retrô e o que mais você achar bacana.

6 – Não tem regras!

Tanto é que o lugar nem precisa ser ocupado por cadeiras. Pode ser banqueta, poltrona compacta, enfim. Use sua criatividade, a gente confia em você ; )

Por Natália Noleto.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Natália Noleto também é especializada em design de interiores. Por conta de diversos projetos à distância, criou o blog Arquitetura e Interiores por Natália Noleto, onde escreve sobre tendências, tira dúvidas e dá dicas de reforma e decoração. E ela está aqui no Blog da Oppa, quinzenalmente às quintas-feiras!

www.oppa.com.br | Última atualização: 14/04/2022.