Considerada uma das figuras mais influentes no cenário artístico nacional, Tomie Ohtake completa, em 2013, 100 anos. Obviamente, o centenário da artista nipo-brasileira não poderia passar em branco, por isso, até o dia 24 de março, o Instituto Tomie Ohtake recebe a mostra “Correspondências”.

image

Obras abstratas de mais de 60 anos da carreira da artista são relacionadas entre cor, textura, forma e gesto com trabalhos de outros artistas brasileiros como Mira Schendel, Hércules Barsotti, Cildo Meireles e Nuno Ramos

Serão três exposições em comemoração ao centenário de Tomie Ohtake. A segunda está programada para o final do 1° semestre e a última será junto com o aniversário dela em novembro.

Naturalizada brasileira, a artista é uma das principais representantes do abstracionismo tendo em sua carreira a criação de pinturas, gravuras e esculturas. Muitas delas são vistas em espaços públicos da cidade de São Paulo e às vezes nem sabemos que são dela!

Entre alguns de seus trabalhos que vemos regularmente estão: a obra “Escultura”, que pode ser vista da Av. 23 de Maio, e que foi feita em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa; o projeto arquitetônico do Auditório Ibirapuera e o painel chamado de ‘As Quatro Estações’ feito com pastilhas na estação Consolação do metrô.

image

Obra “Escultura” na Av. 23 de Maio

image

Auditório Ibirapuera

A mostra “Correspondências” rola no Instituto Tomie Ohtake de terça a domingo das 11h as 20h. Localizado na rua dos Coropés, 88 em Pinheiros. O melhor: entrada gratuita.

Um ótimo programa para se inspirar e alimentar a cultura :P

Imagens: flodeau.com e Flickr

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa