Menini-Nicola é um estúdio de design formado pelos uruguaios Agustín Menini e Carlo Nicola.  A dupla é super parceira da Oppa. As linhas Celeste e Geométrica, assinadas por eles, são um grande sucesso! Por isso resolvemos bater um papo com os gringos para saber um pouco mais sobre o início da carreira deles e como tem sido esses dez anos de estrada.

imageOppa – Como surgiu o Menini-Nicola? Antes disso, vocês já trabalhavam na área individualmente?

Menini-Nicola – Éramos companheiros de faculdade e, desde então, de uma maneira ou de outra, sempre estivemos envolvidos juntos em projetos. Após a faculdade, começamos a trabalhar em áreas diferentes, Agustín em uma agência de publicidade e promoções e Carlo em uma empresa de software. Mesmo assim, buscamos uma maneira de continuar trabalhando juntos em nosso tempo livre; então, começamos a nos reunir uma vez por semana durante a noite para fazer o que realmente gostamos de fazer: desenvolver móveis.

Oppa – O estúdio completou 10 anos em 2012. Como o trabalho de vocês evoluiu ao longo do tempo? O que mudou e o que continuou da mesma maneira?

M-N – Começamos a trabalhar com móveis há 10 anos, mas consideramos 2008 como o verdadeiro ano de nascimento do estúdio. Até então, desenhar móveis era mais um hobby, mas, a partir do reconhecimento que tivemos em 2008 (quando foram selecionados para o Salão Design MOVELSUL (Brasil), Concurso La Silla Latina (Argentina) e finalistas do Concurso MERCOSUR), decidimos transformar o passatempo em trabalho. A maioria das coisas continua igual: gostamos de pensar juntos, visitar lojas, conversar com fabricantes, basicamente aprender constantemente. Apesar disso, hoje em dia somos obrigados a passar muito mais tempo em frente a planilhas, reuniões com clientes e planejando estratégias comerciais! A maior transformação foi a de termos passado de designers a diretores de uma estúdio de design. Mesmo assim, sem nunca perder o entusiasmo e a paixão que nos trouxe até aqui.

image

Mesa de Jantar Geométrica e Mesas Lateral Celeste agrupadas formando uma mesa de centro.

Oppa – Qual foi o primeiro produto que desenvolveram juntos e qual foi o primeiro a ser vendido? Qual foi a sensação de saber que estavam levando uma criação de vocês para casa?

M-N – Aquelas reuniões semanais lá no começo tinham o objetivo de desenvolver produtos para serem apresentados em concursos. Dali surgiram  a poltrona CHATO e a cadeira GUGA, que foram apresentadas no Salão Design e, ambas, reconhecidas pelo júri. Depois disso, ainda recebemos um pedido de São Paulo para 4 poltronas CHATO e isso aumentou ainda mais nossa confiança. O poder de estar em sintonia com o que as pessoas buscam é um doa maiores êxitos para um designer de produtos. Relembrar esse momento nos emociona porque nos demos conta de que nossos produtos não eram apenas reconhecidos pelos companheiros de design de um concurso, mas que as pessoas também haviam gostado! Ainda hoje nos sentimos emocionados saber que as pessoas escolhem ter um produto nosso.

image

image

Projetos da dupla Menini-Nicola

Oppa – Como foi a construção do estilo de vocês sendo uma dupla? Como funciona o processo criativo?

M-N – Como na maioria das coisas que fazemos, funcionou bastante na base da tentativa e erro! Vivemos buscando referências e as trocamos, nos enviamos links, conversamos, se vemos algo na rua mandamos foto um pro outro. Vivemos em um constante construção estética, não nos acomodamos em um só lugar, precisamos estar em movimento. Não existe um lugar fixo para nós. Nosso método de trabalho é de constante intercâmbio. Começamos discutindo uma ideia, buscamos e trocamos referências e, a partir disso, cada um faz seu próprio esboço. Com esse material em mãos, discutimos e vemos quais ideias parecem mais fortes, trocamos os esboços para ver como o outro pode potencializar algo a mais no projeto. Essa dinâmica vai se repetindo até chegarmos a um resultado satisfatório. Temos claro que a ideia surge de apenas um de nós, mas elas não se amadurecem nem se aprofundam sem o processo de intercâmbio. Acreditamos que as ideias precisam ser nutridas com o melhor de cada um de nós.

image

Mesa Lateral Celeste

Oppa – O que é essencial para criar? Como é a rotina de vocês no estúdio?

M-N – O essencial é estarmos juntos. Somos uma dupla e precisamos de duas cabeças para conquistar o melhor. Atualmente somos três pessoas no estúdio: Agustín, Carlo e Silvana, que nos ajuda a monitorar e produzir os projetos. Hoje em dia nosso dia a dia é muito focado em estratégias, trabalhamos muito planejando como, quando, onde e para quem devemos apresentar nossos projetos. Acreditamos que o design perde força se não está muito bem respaldado por uma estratégia.

Oppa – O que os inspira? Quais são as suas referências?

M-N – Definitivamente, uma das coisas que mais impacta o nosso trabalho é o ambiente porque o nosso trabalho tem muito a ver com o desenho orgânico. Crescemos em um país que tem uma presença muito forte da arquitetura art-deco e o mobiliário moderno é algo muito presente nas residências. Aqui, o campo não está muito longe da cidade, mas a cidade é muito distante do ar rural. No Uruguai é possível encontrar uma carpintaria a poucas quadras de casa. Se somarmos isso à facilidade de acesso à madeira, vemos que a combinação desses dois fatores aliada a uma reinterpretação do estilo moderno com a austeridade do meio rural fala muito sobre nós.

Aliás, ter duas cabeças pensando o mesmo projeto agrega muito ao trabalho. Com essas diferenças nós conseguimos expandir a quantidade de referências. Não temos apenas um livro, artista ou filme preferidos. Conversamos durante horas sobre filmes, livros, artigos, notícias, música, com os nossos colegas, vamos a seminários, palestras e muito mais. Nós somos um poço de ideias muito bem orientadas que acabam se transformando em produtos e, sem perceber, dizem muito sobre nós.

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa