Fim de festa em casa, e ninguém quer ir embora. Bem como, ficou mesmo muito tarde depois de reunir os amigos para uma maratona da trilogia d’O Poderoso Chefão ou d’O Senhor dos AnéisÉ nessas horas que ter um quarto multiúso faz toda a diferença: o escritório pode virar quarto de hóspedes e receber os amigos. E não pense que é preciso investir uma fortuna em móveis planejados – especialmente para quem mora de aluguel, a melhor opção é adquirir móveis funcionais, que podem ser levados em uma eventual mudança de endereço. E além das dicas para criar um home office com decoração versátil, separei uma lista com 3 móveis e acessórios perfeitos para compor um quarto multiúso. Vamos lá?

+ Veja também: como transformar a sala de estar no ambiente perfeito para receber os amigos e fazer a festa em casa.

Tudo começa por um bom sofá-cama

Ao encarar o escritório como um quarto multiúso, a primeira providência é pensar em um sofá-cama prático e confortável, cujas medidas estejam em sintonia com o espaço disponível. Isso porque é fundamental que seja fácil abri-lo e fechá-lo na hora de transformar o home office em quarto de visitas.

Dica Oppa: disponha o sofá-cama no quarto de forma que sempre possa virar cama sem ter de ficar empurrando móveis, tirando tapete etc. O foco é a praticidade!

Escritório com Quarto de visitas.

Já ouviu falar em poltrona-cama? Perfeita para quartos pequenos, ela arrasa na funcionalidade.

Veja também: aprenda a combinar almofadas para decorar a poltrona ou o sofá-cama do home office.

Em quarto multiúso, escrivaninha pode ser mesa de cabeceira

Ao pensar em home office, a primeira ideia que vem à mente é a dupla de escrivaninha e cadeira de escritório. Se o desejo é que esse ambiente se transforme em quarto de hóspedes de vez em quando, escolha bancada e cadeira com mais de uma função. 

Calma, eu explico: a depender do layout do quarto, a escrivaninha pode ser colocada perto do sofá-cama e atuar como mesa de cabeceira. Assim, o hóspede pode apoiar sobre a bancada o celular, os óculos, objetos pessoais…

Escritório com Quarto de visitas.

Exemplo caprichado de quarto multiúso com decoração delicada.

Melhor ainda quando a escrivaninha conta com gavetas (ou um gaveteiro) – o notebook e o material de trabalho somem em um instante, liberando a área para a visita utilizar. Depois, tudo está à mão para voltar ao devido lugar.
Escritório com Quarto de Visitas.

A Escrivaninha com Gaveta Sete tem medidas compactas, o que permite sua atuação também como mesa de cabeceira.

+ Veja também: como escolher escrivaninha e cadeira de escritório?

Cadeira bonita é móvel versátil!

Sim, também a cadeira de escritório pode ser funcional. Uma bela cadeira, além de decorar o ambiente, serve de apoio a roupas e toalhas de um jeito descontraído.

Escritório com Quarto de Visitas.

Uma cadeira versátil que combina com todos os estilos de decoração. UMA.

Luminária de mesa durante o dia e abajur à noite

O título resume a ideia: se ao longo do dia, a luminária de mesa oferece claridade para as atividades do home office, à noite funciona como abajur no quarto de visitas.

Escritório com Quarto de Visitas.
Comprar escrivaninha já!

Escritório com paredes inteligentes

Veja as paredes como superfícies úteis, e não só para pendurar pôsteres e quadros. Armários suspensos e prateleiras auxiliam na organização de livros, revistas e materiais diversos, liberando área de circulação no quarto.

Escritório com Quarto de Visitas.

A linha de Prateleiras Pepê faz bonito na decoração e ajuda na organização.

Quarto multiúso não é quarto da bagunça!

Sabe quando pinta aquela correspondência que você não sabe exatamente onde colocar ou aquela sacola com coisas-a-guardar-quando-der-tempo? Parece que o quarto multiúso atrai como um ímã esse tipo de conteúdo sem destino definido. Cuidado para não cair nessa cilada! 

Ambientes funcionais são criados para atender diferentes demandas de forma ágil, portanto organização é fundamental. Lance mão de caixas organizadoras, gaveteiros, prateleiras… 

Escritório com Quarto de Visitas.

Cabideiros são outro amigo da organização no escritório que vira quarto de hóspedes!

Dica Oppa: se houver um armário no quarto multiúso, é simpático deixar um nicho livre para o hóspede guardar seus pertences. 

3 produtos para o escritório que também é quarto de hóspedes

 

Por fim, você tem um quarto multiúso em casa? Acha que está tirando o melhor proveito dele ou dá para otimizar seu uso com as dicas deste post? Conte aqui para a gente!

Fotos: Reprodução Pinterest e Estúdio Oppa. | Atualização do post original publicado em 16 de ago de 2019.

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.