Oppa!
Depois de apresentar o projeto do Arnaldo Dâmaso, no segundo post da nossa collab de arquitetura, nós conversamos com a Thais e com a Ana, arquitetas do Red Studio, que, em conjunto com a Lisandra e Luana da Munstock Arquitetura, desenvolveram um projeto pra uma empresa gaúcha de coworking. Bora ver o resultado?
Oppa: Ei, Thais, conta pra gente um pouco sobre o projeto?
Thais: O Red Studio e a Mundstock Arquitetura trabalharam em co-autoria na criação do conceito e projeto de interiores para a primeira sede de uma empresa de Porto Alegre, que oferece escritórios privados e coworking de alto padrão. A exploração da palavra em inglês flow (fluidez) e termos como autonomia, nutrição de relacionamentos, inspiração, experiência, comunidade de negócios serviram como ponto de partida para a elaboração do conceito arquitetônico.
Primeiramente, a tentativa de materializar o significado de flow no espaço percebe-se nos painéis ripados da recepção em melamina preta, projetados de forma que brotassem do piso e fluíssem pelo forro de gesso, simulando um movimento contínuo. Determinado este painel, as arquitetas partiram para a segunda parte da conceituação que se baseava no briefing trazido pelos clientes, no qual era clara a ideia de investir não a nas salas de trabalho mas também nas áreas de convívio comum.
Oppa: Como aconteceu a escolha dos móveis?
Thais: Além dos ambientes proporcionarem uma convivência e troca de experiências, eles foram concebidos de maneira para permitir diferentes configurações de uso. No lounge, por exemplo, o Sofá Modus, da Oppa, permite a formação de ambientes para pausas e para encontros informais e a reconfiguração do layout se adequando à necessidade do momento.
Nós buscamos uma paleta de cores e materiais sóbria – como a Poltrona Sumaré – porém jovial. Por isso, usamos tons de cinza e amadeirados, além de uma boa vegetação. O design das peças fez diferença, como as poltronas da Linha Mila, redondas e aconchegantes. Escolhemos os móveis da Oppa por terem um design descolado com opções de cores. Além de possuírem os acabamentos que procurávamos e tinham valores dentro do budget do cliente. ;)
Oppa: E aí, que tal contar pra gente sobre a história do Red Studio?
Thais: O RedStudio, é dirigido por mim, Thais, desde 2007 e co-dirigido pela Ana Paula Troller desde 2015. Em parceria com a Mundstock Arquitetura, nós projetamos conforme o conceito de smart workplaces, que visa projetos além da estética. Pensamos em espaços de trabalho inteligentes que melhorem o bem estar, a qualidade de vida e a produtividade.
No Comment