Oppa!

Depois de apresentar o projeto do Arnaldo Dâmaso, no segundo post da nossa collab de arquitetura, nós conversamos com a Thais e com a Ana, arquitetas do Red Studio, que, em conjunto com a Lisandra e Luana da Munstock Arquitetura, desenvolveram um projeto pra uma empresa gaúcha de coworking. Bora ver o resultado?

Oppa: Ei, Thais, conta pra gente um pouco sobre o projeto?

O projeto foi explorado com base na palavra “flow” | Foto: Marcelo Donadussi

Thais: O Red Studio e a Mundstock Arquitetura trabalharam em co-autoria na criação do conceito e projeto de interiores para a primeira sede de uma empresa de Porto Alegre, que oferece escritórios privados e coworking de alto padrão. A exploração da palavra em inglês flow (fluidez) e termos como autonomia, nutrição de relacionamentos, inspiração, experiência, comunidade de negócios serviram como ponto de partida para a elaboração do conceito arquitetônico.

Os painéis ripados da recepção serviram de base para o projeto | Foto: Marcelo Donadussi

Primeiramente, a tentativa de materializar o significado de flow no espaço percebe-se nos painéis ripados da recepção em melamina preta, projetados de forma que brotassem do piso e fluíssem pelo forro de gesso, simulando um movimento contínuo. Determinado este painel, as arquitetas partiram para a segunda parte da conceituação que se baseava no briefing trazido pelos clientes, no qual era clara a ideia de investir não a nas salas de trabalho mas também nas áreas de convívio comum.

Oppa: Como aconteceu a escolha dos móveis?

Aqui, o Sofá Modus no lounge | Foto: Marcelo Donadussi

Thais: Além dos ambientes proporcionarem uma convivência e troca de experiências, eles foram concebidos de maneira para permitir diferentes configurações de uso. No lounge, por exemplo, o Sofá Modus, da Oppa, permite a formação de ambientes para pausas e para encontros informais e a reconfiguração do layout se adequando à necessidade do momento.

Uma composição da Poltrona Sumaré Azul e do Sofá Modus, estende-se pelo corredor, deixando o espaço convidativo e menos informal | Foto: Marcelo Donadussi

Nós buscamos uma paleta de cores e materiais sóbria – como a Poltrona Sumaré –  porém jovial. Por isso, usamos tons de cinza e amadeirados, além de uma boa vegetação. O design das peças fez diferença, como as poltronas da Linha Mila, redondas e aconchegantes. Escolhemos os móveis da Oppa por terem um design descolado com opções de cores. Além de possuírem os acabamentos que procurávamos e tinham valores dentro do budget do cliente. ;)

Oppa: E aí, que tal contar pra gente sobre a história do Red Studio?

Thais: O RedStudio, é dirigido por mim, Thais, desde 2007 e co-dirigido pela Ana Paula Troller  desde 2015. Em parceria com a Mundstock Arquitetura, nós projetamos conforme o conceito de smart workplaces, que visa projetos  além da estética. Pensamos em espaços de trabalho inteligentes que melhorem o bem estar, a qualidade de vida e a produtividade.

Foto: Marcelo Donadussi
Quer conhecer mais do trabalho do Red Studio? Se liga:
Instagram: @redstudio_poa
Facebook: Red Studio
Site: www.redstudio.com.br
Quer conhecer mais do trabalho da Mundstock Arquitetura? Se liga:
Instagram: @mundstockarquitetura
Facebook: Mundstock Arquitetura
Site:www.mundstockarquitetura.com.br