Desde 1961 os olhos do mundo chegam em Milão para o Isaloni ou Salão Internacional do Móvel de Milão e é claro que nós não ficamos de fora dessa incrível experiência.

 

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria resume muito bem a feira “O Salão do Móvel é o ponto de referência em âmbito mundial do setor de casa e mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis, que encontra no evento um extraordinário veículo de promoção. Surgiu com o objetivo de promover a exportação italiana de móveis e complementos, compromisso que foi alcançado mediante a divulgação no mundo da qualidade dos móveis italianos, que continuam a satisfazerem, sendo estrangeira metade dos visitantes da feira. O Salão acontece no distrito expositivo de Rho, onde se pode ver, tocar e experimentar o melhor que a indústria moveleira pode oferecer – de peças únicas a coordenadas – e de estilos – do clássico ao design moderno – além daquilo que determinará as tendências de amanhã. A cidade conta ainda com múltiplos projetos de cultura e abre as portas de alguns de seus locais históricos para numerosos eventos que ocorrem paralelamente ao Salão do Móvel – é o chamado Fuorisalone.”

 

Esse ano, o Salão de Milão acontece entre os dias 04 e 09 de abril (sim, falta bem pouco para acabar) e nossos designers Ana Toyama e Maurício Nakane foram para lá e absorveram todas as novidades e tendências. Assim que eles voltarem teremos mais novidades por aqui, mas como não conseguimos esperar, revelamos as primeiras impressões dos nossos enviados separados por duas fortes e marcantes pautas: Detalhes que fazem diferença e Mais natureza, por favor.

 

Detalhes que fazem diferença

por Maurício Nakane.

 

Linhas, encaixes, frisos, fixações. Direto de Milão, nosso designer prova que bom design é facilmente reconhecido.

cadeira de madeiraInspiração e tecnologia para a solução delicada e resistente desse pé. Metade da peça torneada é curvada, um belo detalhe.

 

mesa de madeiraO quadro recuado da mesa além de elegante dá protagonismo ao tampo, que fica muito mais leve sem as travessas nas extremidades como seria o usual.

 

detalhes cadeiraDetalhe da fixação do encosto: ao invés de esconder esse ponto foi resolvido evidenciá-lo. E assim, mais um detalhe é revelado e que faz toda a diferença. A brincadeira fica por conta dos dois acabamentos: branco e amarelo e o mostarda suave.

 

detalhes mesinhaO trabalho de superfície é uma ótima fórmula para tirar os móveis do lugar comum. Aqui, de modo delicado os frisos não tomam conta de todo o tampo dessas mesinhas e a interferência fica mais sutil.

 

estante madeiraAs linhas arredondadas tomam conta de cada detalhe dessa estante. As formas orgânicas lembram um trabalho artesanal, mas provavelmente é resultado de tecnologia em usinagem, encaixes perfeitos e peças bem padronizadas.

 

Mais natureza, por favor

por Ana Toyama.

Plantas, água e muita luz natural (e projetada) para dentro das casas em contraste com a dureza e correria dos centros urbanos. Do Salão de Milão, nossa designer, mostra que todo mundo quer um interior conectado com o verde para relaxar a alma (e os olhos!).

cortina de flores

 

Studio Finna

Nesta luminária a designer se inspirou nos movimentos e articulações de uma cobra. A iluminação é através de um ponto de luz e sugerida para ser utilizada apontando sempre para parede em que foi fixada. Além de um desenho lúdico do produto temos uma linda brincadeira gráfica de luz e sombra na parede.

luminária foco parede

 

Arpel lighting

Nestas luminárias de vidro, temos uma combinação de luminária e vaso. São luminárias de vidro transparente e branco que além de fornecer uma luz indireta funcionam como objetos decorativos, podendo assim serem utilizados como vaso. Acesas ou apagadas são encantadoras.

 

Wandschapen

Para quem não tem tempo ou jeitinho para cuidar das plantas existem também opções, que não são as de plástico! Aqui uma luminária feita de papel no Stand da Mogg e vasos Life size de tecido que se assemelham a silhuetas dos vasos de plantas. Os vasos de tecido têm articulações nas hastes e cada haste pode ser ordenada como quiser nos vasos, dando ao usuário  a liberdade de compor o seu próprio arranjo. Os dois são fáceis de manter além de serem um ótimo isolante acústico.

samambaia fake

plantas de plástico

 

Think Studio – Growth

Pra quem gosta de natureza e verde achamos aqui uma solução bacana para deixar os vasos organizados e na altura dos olhos. A prateleira, pode ser utilizada tanto no hall de entrada, quartos ou mesmo no banheiro! O verde é um lindo toque em qualquer ambiente e que não precisa de grandes espaços.

parede viva

 

Moooi

Na Moooi encontramos lindas luminárias, entre elas essas aqui, que se assemelham a pássaros de papel. Ideal para decorar qualquer cômodo da casa, seja no quarto das crianças, na varanda, sala de estar, em qualquer ambiente ela luminária será o ponto alto da decoração, pode apostar!

luminária pássaros de papel

 

Superstudio

Encontramos também tapetes de madeira, que ficam incríveis não só nas casas de praia mas também em qualquer sala de estar. O designer seccionou galhos de madeira, nivelou todas as fatias e fixou todas as peças em um pedaço de tecido. O tapete ainda pode ser usado em pisos desnivelados.

tapete madeira

 

Por aqui já estamos suspirando com essas incríveis e novas ideias. E não vemos a hora deles voltarem com a bagagem cheia de novidades. E você?

 

E sim, você já viu por aqui o Salão de Milão antes, afinal, foi lá mesmo que a Ana descobriu o nosso hoje premiado Cavalete Split. Enquanto esperamos mais novidades do Isaloni aqui você lembra mais sobre essa história :)