_MG_5762

Sempre gostei muito de iluminação e por isso mesmo já fiz vários posts sobre o assunto tanto no meu blog quanto aqui. É que quando pensamos em reforma o projeto de iluminação faz toda a diferença, e uma simples mudança do ponto de luz pode valorizar muito qualquer espaço!

Outro truque que dá um toque especial é a instalação de pendentes. O difícil é escolher o modelo! Então, hoje, quero compartilhar algumas dicas sobre eles.

Dica 1 – Luz direcionada. Muitos pendentes resolvem o problema quando precisamos de luz num ponto específico. É por isso que frequentemente vemos pendentes instalados em mesa de jantar, em um canto perto do sofá, hall de entrada, etc.

Dica 2 – Instalação. Instalar pendentes exige apenas um ponto de elétrica! Mas, é preciso ter cuidado na hora de escolher o modelo, pois alguns são bem pesados e precisam ser parafusados na laje. Então, atenção às recomendações do fabricante!

fjedborg

Dica 3 – Tamanho. Não existe regra sobre a dimensão ideal em relação à mesa de jantar e/ou outros móveis. Mas é preciso ter bom senso no que se refere à proporção, circulação e altura (para não bater na cabeça das pessoas).

Dica 4 – Tipo de lâmpada. Algumas lâmpadas esquentam mais que outras, como as halógenas e dicróicas. Por isso, o material do pendente precisa ser resistente e coerente ao tipo de lâmpada a ser instalada.

Dica 5 – Fora do eixo. Muitas vezes o ponto para o pendente ficou instalado na obra descolado do ponto desejado. Caso exista forro de gesso, para mover o ponto basta relocar o fio e fazer o furo no local escolhido. Porém, se a instalação for na laje aparente, a solução é instalar um cabo conhecido como plastichumbo para fazer a relocação do ponto.

Dica 6 – Decore! Um pendente bonito faz toda a diferença e pode ser a peça principal do espaço, além de expressar sua personalidade! Abuse de modelos, texturas, tonalidades e formas e até na quantidade.

luminaria_pendente_retti_turquesa_5

Imagem 1: Showroom Oppa Market Place / Imagem 2: Fjeldbord / Imagem 3: Pendente Retti, da Oppa.

Por Natália Noleto.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Natália Noleto também é especializada em design de interiores. Por conta de diversos projetos à distância, criou o blog Arquitetura e Interiores por Natália Noleto, onde escreve sobre tendências, tira dúvidas e dá dicas de reforma e decoração. E ela está aqui no Blog da Oppa, quinzenalmente às quintas-feiras!

www.oppa.com.br