Sempre gostei muito de iluminação, por isso mesmo já fiz vários posts sobre o assunto tanto no meu blog, quanto aqui. É que quando pensamos em reforma o projeto de iluminação faz toda a diferença, e uma simples mudança do ponto de luz pode valorizar muito qualquer espaço! Outro truque que dá um toque especial é a instalação de pendentes. O difícil é escolher o modelo! Então, hoje, quero compartilhar algumas dicas sobre eles. Vamos lá?

Escolha a melhor luminária pendente para você!

Dica 1 – Luz direcionada | Muitos pendentes resolvem o problema quando precisamos de luz num ponto específico. É por isso que frequentemente vemos pendentes instalados sobre a mesa de jantar, em um canto perto do sofá, hall de entrada, etc.

Dica 2 – Instalação | Instalar pendentes exige apenas um ponto de energia elétrica! Mas, é preciso ter cuidado na hora de escolher o modelo, pois alguns são bem pesados e precisam ser parafusados na laje. Então, atenção às recomendações do fabricante!

Dica 3 – Tamanho | Não existe regra sobre a dimensão ideal em relação à mesa de jantar e/ou outros móveis. Mas é preciso ter bom senso no que se refere à proporção, circulação e altura (para não bater na cabeça das pessoas).

Dica 4 – Tipo de lâmpada | Algumas lâmpadas esquentam mais que outras, como as halógenas e dicróicas. Por isso, o material do pendente precisa ser resistente e coerente ao tipo de lâmpada a ser instalada.

Dica 5 – Fora do eixo | Muitas vezes o ponto para o pendente ficou instalado na obra descolado do ponto desejado. Caso exista forro de gesso, para mover o ponto basta relocar o fio e fazer o furo no local escolhido. Porém, se a instalação for em laje aparente, a solução é instalar um cabo conhecido como plastichumbo para fazer a relocação do ponto.

Dica 6 – Decore| Um pendente bonito faz toda a diferença e pode ser a peça principal do espaço, além de expressar sua personalidade. Abuse de modelos, texturas, tonalidades e formas e até na quantidade.

Para um ambiente bem iluminado e cheio de estilo

A nossa intenção é te ajudar a escolher o melhor tipo de iluminação, mas acredito que após ver essas fotos, vai ficar mais difícil. Porém, nada é impossível! Garanta logo as suas antes que acabem!

1 – Luminária Pendente Mirtilo – Preta

Perfeita para usar no canto do quarto sobre a mesa de cabeceira, essa luminária deixará o ambiente bonito e ainda facilitará uma leitura noturna antes de dormir.

Iluminação - Luminária Mirtilo.

2 – Luminária Pendente Aro – 45 cm – Corten

Com ela você pode soltar a imaginação, vale tudo! Colocar no quarto, em cima da bancada da cozinha, ou no canto escuro da Sala de Jantar. A sua cor neutra dá espaço a diferentes combinações nos mais variados ambientes.

Iluminação - Luminária Aro.

 

A essa altura você já deve ter em mente o modelo de luminária ideal para você, então missão cumprida! Beijos e até a próxima. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários!

Por Natália Noleto.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Natália Noleto também é especializada em design de interiores. Por conta de diversos projetos à distância, criou o blog Arquitetura e Interiores por Natália Noleto, onde escreve sobre tendências, tira dúvidas e dá dicas de reforma e decoração.

Atualização do post publicado em 9 de jan de 2014. / Fotos: Oppa