Uma dica recorrente para espaços pequenos é reduzir o tamanho dos móveis. A confusão é que tamanho diz respeito tanto à largura quanto à altura, o que muitas vezes acaba levando o dono da casa a diminuir os dois, dando ao visitante a sensação de ser a Branca de Neve na casa dos Sete Anões. E essa não é a melhor opção. Aqui nesse post nós te ensinamos a misturar móveis altos e baixos em um ambiente pequeno de um jeito bonito. :)

Uma mistura de móveis perfeita

Para começar, tire as medidas do seu ambiente ou do espaço livre que deseja preencher com móveis. Esse é o primeiro passo, o seu norte para projetar mudanças. Depois, idealize e salve inspirações – no Pinterest, Instagram, em Blogs como o da Oppa – de como você gostaria de deixá-lo. Agora vamos à algumas dicas importantes:

  • Geralmente os móveis mais baixos, tendem a ser mais largos e os altos, finos. Não é uma regra do design, mas acontece, e é por isso que a mistura dos dois é perfeita!
  • Sim, madeira é o material que mais citamos por ser uma matéria-prima de fácil acesso e muito durável, ela também deixa o ambiente mais aconchegante e com um toque natural. Mas, nada te impede de escolher prateleiras de metal babado, viu?!
  • Combine os móveis, mas não necessariamente as cores, isso depende de você. Se você tem uma decoração que segue um padrão, continue seguindo ele sem medo! ;)
  • Não vamos mentir dizendo que existe uma fórmula perfeita de como combinar móveis altos e baixos, mas existem dicas que podem ajudar. Veja no próximo bloco:

Vamos à largura x altura

Quanto à largura, ela deve ser sempre calculada de acordo com o espaço para não atrapalhar a circulação, mas também não deixar grandes vazios onde você não sabe o que colocar. Já para a altura, é importante não bloquear demais o campo de visão. Mas, sabendo usar, o teto é o limite!

Móveis altos e baixos.

As paredes, por exemplo, são áreas que podem ser completamente tomadas por estantes ou prateleiras não muito largas. Ao invés de diminuir, fazer isso em algum canto da casa dá a sensação de pé direito mais alto porque guia o olhar pra cima, além de dar espaço extra para objetos decorativos, livros, etc. O único alerta é deixar as coisas mais úteis ao alcance das mãos para não ter que pegar uma escada toda vez que quiser aquele livro lá da última prateleira.

Móveis altos e baixos.

Agora, o centro dos ambientes!

Nesse caso, mais do que prestar atenção na altura, é bom pensar na estrutura. Pegue o exemplo do sofá! Por serem mais, digamos, corpulentos, o melhor é que, em espaços pequenos, eles sejam um pouco mais baixos mesmo. Mas, quando se trata de mesa de jantar, de centro ou até estantes, não tem problema que eles sejam altos se forem vazados, porque o ambiente continua arejado, especialmente se esses móveis tem linhas retas e contemporâneas!

Móveis altos e baixos.

Comprar já meus móveis!

Não pare nos móveis

Existem várias dicas de como fazer um ambiente pequeno parecer maior, e algumas não tem nada a ver com móveis assim como as cores das paredes: cores escuras são para ambientes maiores e as claras para os menores, é isso! Já para os objetos decorativos nada de exagero! Tudo que é demais vai diminuir o seu ambiente.


Veja também: 3 Dicas simples e fáceis para cuidar dos móveis.


Gostou do post ou ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!