Por aqui bagunça é assunto sério. Ainda mais no ambiente de trabalho. E por aí? Como anda sua baguncinha?

 

Somos do time que acredita que um espaço organizado ajuda (e muito) o desenvolvimento do trabalho, seja ele de casa ou profissional, no escritório ou home office. E para acabar com a bagunça não é preciso muito trabalho! Com um pouco de tempo, dedicação e os itens certos sua rotina nunca mais será a mesma.

 

Princípios básicos

Mais do que organizar uma única vez é importante manter organizado e para que isso seja possível, a primeira coisa é entrar com um sistema que faça sentido. É isso mesmo! Se você é alguém que usa muito papel, sejam eles documentos ou anotações, não adianta organizar seu ambiente de trabalho sem considerá-los, não é mesmo?! Pegue referências, mas não esqueça de adaptá-las para a sua realidade.

 

Separamos alguns itens de mobiliário e acessórios que você não pode ficar sem na hora de organizar seu espaço de trabalho.

 

Escrivaninhas

As escrivaninhas ou mesas de trabalho são o primeiro item dessa transformação. Elas tem que ser do tamanho ideal do seu espaço e também das suas necessidades. Considere sempre se ela terá que abrigar um computador ou notebook, muitos livros, se facilitaria já ter um espaço dedicado aos fios ou lápis e canetas. Com a escrivaninha ideal você terá mais conforto para dedicar-se ao trabalho. E lembre-se: na escrivaninha só pode ficar o que é imprescindível para a conclusão do seu trabalho. Sem distrações ou excessos.

Gaveteiros

Os gaveteiros funcionam super bem tanto nos escritórios compartilhados quanto nos home offices. Eles podem ser quem esconde a bagunça, nós sabemos, e para evitar isso, faça assim: Separe para cada gaveta uma finalidade e quando ela finalmente estiver cheia, revise o conteúdo. Pode ser a hora de jogar coisas fora ou ainda arquivar documentos. Com os gaveteiros, você garante a organização da escrivaninha sem comprometer a beleza do ambiente!

Estantes

Na hora de estudar ou trabalhar você precisa dos seus livros? Então você não pode viver sem uma estante. E é claro, você precisa saber onde estão suas coisas na estante. Organize seus livros, apostilas e cadernos de forma que você lembre onde eles estão (sim, vale fazer legenda para cada nicho!) assim você ganha facilmente preciosos minutos de busca ;) e acaba com aquela história de pilhas pelo chão, tirando espaço da escrivaninha ou perdidos nas gavetas dos gaveteiros.

Organizadores

Os organizadores são os itens indispensáveis se você quer manter a organização da sua escrivaninha em dia! Com eles, todo o seu material fica bem guardado e facilmente localizado. Os organizadores separam os itens e deixam tudo ao alcance de suas mãos.

Cestos

Com os cestos você ganha mais um compartimento para guardar suas coisas, que podem ir desde itens pessoais até acessórios para o seu trabalho. Você pode guardá-los no chão, ou compor a decoração de um canto, com cestos de alturas diferentes.


E então?

Se animou em finalmente se despedir da sua bagunça de estimação? Para dar aquela força na organização não esqueça dos organizadores, cestos, gaveteiros, escrivaninhas, estantes e lixeiras!