Banho de rio, comida delícia e música boa têm levado cada vez mais gente para o Norte do país e trazido a região para perto do resto do país

Por Matina Mendonça @martinamdem

O Pará virou sonho de consumo para muita gente – experimente ver o que acontece quando toca Jamburana, da Dona Onete. Esse interesse, que já não é tão novo assim, aumenta ainda mais quando o assunto são alguns destinos paradisíacos, a música contagiante e os sabores únicos desse lugar acalorado que vêm abraçando o mundo.

Já que é carnaval, vale lembrar que, em 1998, tanto encanto fez do estado enredo da Beija Flor (RJ), que levou o troféu de campeã pro barracão. E mais: nesta terça-feira (28), o Pará fará tremer as ruas do bairro de Perdizes (SP), puxado pelo Acadêmicos da Cerca Frango, bloco oficial da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (USP).

Mas antes da Cerca botar seu bloco na rua, vou deixar aqui dicas de alguns lugares incríveis para visitar lá no Pará. O destino vai ser Belém, a capital do estado, e Alter do Chão, uma praia próxima a cidade de Santarém, banhada pelo Rio Tapajós.

Comer, Dançar, Amar

Se tem uma certeza sobre Belém, aliás, duas, é que você vai 1) passar calor e 2) comer muito bem. Passear pelo centro histórico, a Cidade Velha, é um passeio imperdível. Boa parte desse trajeto é margeada pelo Rio, e caminhar até ele, contemplá-lo ou ficar ali pegando um vento e tomando uma cerveja será irresistível. Alguns lugares imperdíveis:

 Círio de Nazaré

Complexo Feliz Lusitânia

 

Estação das Docas

 Ilha do Combu

 

Mercado de Carne

Mercado do Ver-o-Peso

Lindo Lago do Amor

Água doce e mansa, em temperatura inacreditavelmente morna e relaxante, e a certeza de que você vai querer voltar muitas vezes. Assim é Alter do Chão, que fica a 30 minutos de carro do município de Santarém (PA). Lá, metade do ano é cheio e depois seca, escolher o período das águas (2º semestre) é uma excelente pedida. Vale um passeio por Santarém, mas logo em seguida, corra para essa praia, por favor, nunca te pedi nada!

Ah, e se conseguir organizar uma viagem para ficar em alto Rio (Tapajós e Arapiuns), a vida devolverá suas fantasias em uma semana. Acredite:

Ponta do Cururu

Ilha do Amor

 

Praia do Pindobal

 Rio Arapiuns