Ao iniciar uma limpeza é super importante identificar o tipo de sujidade. Isso mesmo, sujidade é o termo técnico para a nossa famigerada sujeira. Ao identificar o tipo de sujeira, fica tudo mais simples. E então, podemos fazer um plano de trabalho. Plano de trabalho de limpeza? Sim, isso mesmo. Pode parecer muita coisa para uma simples limpeza, mas não é. Ao contrário, esse recurso tornará muito mais simples, rápido e eficiente qualquer limpeza.

Se você gosta de listas, sem dúvida o plano foi feito para você, confesso que tenho um pouco de preguiça com planos/listas, mas não consigo deixar de falar que ele traz muitos benefícios para a sua rotina!

 

Ampliando conhecimentos!

Vamos agora nos concentrar em aprender a identificar os tipos de sujeiras:

 

Sujidade solta

É aquela que deve ser feita por processo de varrição, mop pó, aspiração, recolhimento com flanelas ou espanadores eletrostáticos.

 

Sujidade solúvel em água

É o tipo em que as partículas, mesmo que impregnadas, com a aplicação de água e detergente são facilmente retiradas das superfícies através do mop água.

 

Sujidade impregnada

É aquela em que além da água e detergente devemos também aplicar força mecânica maior.

Veja como faz sentido identificar o tipo de sujidade.

Identificando corretamente o tipo de sujidade você poderá usar os produtos ideais e claro, os equipamentos e acessórios adequados. Com isso tudo, você ganhará tempo e pode acreditar, o resultado será muito melhor.

 

Você deve ter reparado que tenho sugerido a utilização de mop, que existe tanto para a limpeza a seco quanto o para limpeza molhada.

 

O que é o mop?

O mop é um equipamento muito mais higiênico e ergométrico, que as nossas conhecidas vassouras, rodos e panos. Esses dois benefícios (higiênico e ergométrico) você deve considerar com muito carinho na hora de escolher os itens do seu coração.

Nunca viu um mop? Ei-los aqui.
mop seco

 

O primeiro é o mop seco e o segundo o mop água. Esses produtos são facilmente encontrados em supermercados ou lojas que produtos de limpeza.

 

Agora que já identificamos o tipo de sujidade a ser limpa, quais os equipamentos serão utilizados: mops, aspirador de pó, panos, chegou a hora de pensar nos produtos de limpeza.

Aqui algumas dicas na hora de escolher o seu produto de limpeza e alguns paradigmas que merecem ser quebrados:

– misturar produtos químicos não funciona, muito pelo contrário, isso pode gerar um desastre com a mistura de componentes químicos.

– leia sempre os rótulos dos produtos antes de utilizar.

– quanto mais espuma um produto gerar, pior fica a limpeza e principalmente, isso indica um maior gasto de água, o que não é nada bom.

– sugiro sempre a utilização de detergente neutro, que resolve quase todo tipo de limpeza.

– cheiro de limpeza? Cheiro/aroma não é sinal de limpeza. Só é um cheiro bom, que eu particularmente gosto muito. Então associar limpeza a cheiro agradável,  não vale!

Em outros posts darei mais dicas de soluções de produtos para limpeza.

E agora, por onde começar a limpar?

Dica para lacrar no coração:

A limpeza deve começar de cima para baixo, dos fundos da sala/quarto em direção a saída, da área mais limpa para a mais suja.

Depois dessas dicas, creio que já fica um pouco mais fácil encarar a limpeza. Entendo que cada vez que conhecemos um pouco mais deste assunto ficamos para livres para encará-lo.

É isso aí. Coragem!

Autora Convidada: Helena Cernev

Consultora de Organização e Limpeza

(e Artesã de crochê e tricô)