Primeiramente, você sabia que o copo Americano é um símbolo do design brasileiro? Desenhado por Nadir Figueiredo na década de 40, hoje está presente em quase todos os lares, bares e padarias do país. Para tomar um cafezinho, pingado, cerveja, cachaça, água, refrigerante… para medir a farinha e o açúcar de um bolo ou para não exagerar na quantidade de sabão em pó que vai à máquina, você com certeza já usou um desses.

O copo para todas as horas e lares, é símbolo referência do design

O copo Americano consegue unir simplicidade, praticidade e versatilidade. É o mais popular e o mais vendido dos copos brasileiros, usado por todas as classes sociais a mais de seis gerações. Simples, bom e barato foi rapidamente aceito em todo o Brasil. Com desenho único completamente desenvolvido para os costumes brasileiros, em 2009 tornou-se mundialmente conhecido quando foi classificado como “símbolo do design brasileiro” pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. Um brinde à (nós)!

O nome refere-se a uma nacionalidade, mas não do criador do copo

O copo mais famoso do Brasil foi inspirado em um modelo inventado pela primeira-dama da escultura Soviética e reproduzido pelo Brasileiro Nadir (conforme mencionamos acima) em um maquinário dos EUA. Daí o nome!

Copo Americano.

Bonito, barato e útil

Desde a criação, o copo Americano está presente em sites e lojas de decorações para a casa pelo precinho de pouco mais de R$ 1, você acredita? Aqui vemos que sim, há design para todos. Você pode ter aí na sua casa e nem sabe, olha só.

A agora empresa Nadir, vende não apenas o copo oficial do Brasil, mas também tigelas, potes, jarras e diversos outros modelos de louças em vidro. Vem espiar!

Por fim, me conta. Para qual finalidade o copo americano é utilizado na sua casa?

Atualização do post publicado em 20/11/2011. | Fotos: Destaque e 2.