Por Viví Kolér

Imagine aquele instante do fim do dia: chegar em casa depois da correria cotidiana, girar a chave da porta de entrada e… Qual é a primeira coisa que você faz? Provavelmente aperta o botão do interruptor, que inunda de LUZ o lar, doce lar! Eu acho esse momento mágico – preste atenção na próxima vez que vivenciá-lo. A boa iluminação é convidativa, quente e acolhedora e fica ainda melhor quando escolhemos luminárias modernas: é tendência usar as luminárias de teto na casa toda. Neste post, você verá como “copiar e colar” ideias de iluminação para todos os estilos e gostos, acrescentando seu toque pessoal, é claro!

Dica Oppa: todas as luminárias pendentes sugeridas nesse post estão disponíveis para a compra imediata – é clicar e levar!

Luminária de teto na sala de jantar

Foto: Reprodução/Pinterest.
Foto: Reprodução/Pinterest.

A sala de jantar pede um lustre pendente de design arrebatador, já que a peça tem lugar de destaque na decoração por estar sempre à vista, seja na hora das refeições, seja no dia a dia. Mas eu falei “lustre pendente” no singular? Vamos já arrumar isso: é tendência misturar diferentes luminárias de teto para compor um belo arranjo sobre a mesa de jantar! A foto traz uma inspiração supercontemporânea – defina uma cor e monte um mix de luminárias de diferentes formatos. Se optar por peças avulsas, variar as alturas resulta em um visual interessante. Há também modelos de luminárias com diversas cúpulas, prontinhos para a rápida instalação.

Dica Oppa: a altura ideal entre as luminárias e o tampo da mesa fica entre 70 cm e 1 m, a depender da estatura média dos moradores e do modelo dos pendentes.

LUMINÁRIA PENDENTE WAIMEA - CORTEN
LUMINÁRIA PENDENTE WAIMEA – CORTEN

Luminária pendente na sala de estar

LUMINÁRIA PENDENTE FUNCHAL 5 CÚPULAS VERMELHO
LUMINÁRIA PENDENTE FUNCHAL 5 CÚPULAS VERMELHO

A iluminação da sala de estar ganha vida quando contamos com pontos de luz que permitem criar diferentes ambientações. É gostoso ter a liberdade de escolha – acender toda a iluminação em dias de festa ou deixar só o abajur aceso ao lado do sofá, com velas na mesa de centro (por sinal, esta é uma dica de decoração top para curtir a casa no outono). Se você está decorando sua sala de estar ou quer dar uma repaginada no ambiente, imagine substituir o abajur por um lustre pendente  – o resultado surpreende! Não à toa, a tendência tomou conta das feiras de design internacionais, o Isaloni 2019, a IMM Colônia 2019 e a Maison & Objet 2019.

Luminária de teto na cozinha americana

Foto: Reprodução/Pinterest.
Foto: Reprodução/Pinterest.

Quem não ama uma cozinha americana? A sutil integração com a sala de estar se dá por meio da bancada, que merece ser decorada com esmero, harmonizando os ambientes. Além de escolher banquetas altas modernas, capriche na iluminação – o modelo mais prático é o lustre de teto, já que libera área livre sobre o balcão e clareia pontualmente sua superfície. Uma opção é adotar luminárias de tons neutros, como preto, cinza ou branco, que têm presença discreta na decoração. Outra possibilidade é escolher lustres de uma cor marcante, como azul-turquesa, vermelho, amarelo…

Luminária pendente na bancada da cozinha

Luminária Pendente Coronado (https://www.oppa.com.br/produto/luminaria-pendente-coronado-6-lampadas-preto) em sala de jantar projetada por Cecília Guerra e Cristiane Tamburri. Foto: Minha Casa.
Foto: Reprodução/Pinterest.

Eis duas ideias inusitadas de como usar as luminárias pendentes na decoração! A bancada da cozinha merece iluminação caprichada, afinal é dela que saem os quitutes e pratos no dia a dia. Os lustres do tipo naked pendant (com estrutura aramada geométrica, que deixa à lâmpada à vista) tornam-se delicados pontos de luz na cozinha à esquerda e, na foto à direita, o cano repleto de cabos com lâmpadas cria um visual moderno e clean.

Luminária de teto no quarto

Foto: Reprodução/Pinterest.
Foto: Reprodução/Pinterest.

Nosso quarto só é nosso quarto quando tem a nossa cara, pois é onde recuperamos as energias, lemos o livro favorito, assistimos ao seriado no aconchego da cama… Investir em uma iluminação caprichada em nosso refúgio particular é garantia de bem-estar, portanto estude com carinho as possibilidades e veja qual delas faz o coração bater mais forte. É fã de lilás, mas não tem coragem de usar essa cor na sala? Aqui está sua chance – que tal utilizar um lustre de teto nessa cor ao lado da cama? E as almofadas coloridas acompanham a paleta! Outra vantagem da luminária pendente é a liberação do tampo da lateral para enfeites, porta-retratos, vasos de plantas…

Dica Oppa: a distância entre o tampo da mesa e a luminária pode variar entre 30 e 50 cm, conforme o modelo e o uso cotidiano.

Oppa! Vem se inspirar nestes 13 quartos de casal que são um sonho!

Luminária pendente no lavabo

Foto: LA Interiores.
Foto: LA Interiores.

Cansamos de ouvir que o lavabo é o cartão de visitas da casa, não é? Mas é a mais pura verdade! Caprichar, portanto, na decoração do lavabo é garantia de surpreender os convidados, que não pouparão elogios. A ousadia pode estar no revestimento estampado, na bancada de design especial, na torneira diferente – tudo isso valorizado pela iluminação bem-sucedida. Sim, instalar uma luminária de teto em um canto confere esse efeito.

Luminária de teto no escritório

Foto: Reprodução/Pinterest.
Foto: Reprodução/Pinterest.

As luminárias de teto conquistaram também o home office, sendo as responsáveis pela iluminação geral do ambiente, enquanto luminárias de mesa funcionam como complemento pontual. As luminárias pendentes de estilo industrial, metálicas, têm feito sucesso no escritório, bem como luminárias coloridas, que acrescentam vida à decoração, estimulando a criatividade.

Depois de tantas dicas de decoração com luminárias de teto, quero saber: qual delas você já tem ou gostaria de ter em sua casa? Conte aqui embaixo! Eu, por exemplo, adorei a ideia da iluminação com pendentes sobre a bancada da cozinha!

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.