Por Viví Kolér

A gente adora uma sala de estar! E falo isso com conhecimento de causa: em meus 13 anos escrevendo sobre decoração e arquitetura para Casa Claudia, Minha Casa e outros canais, esse sempre foi o ambiente mais pedido pelos leitores e internautas. Isso faz todo o sentido, afinal, é na sala de estar que recebemos a família e os amigos, bem como nos damos a liberdade de relaxar horas sem fim assistindo ao seriado favorito, curtindo o aconchego com o pet, lendo a revista de decoração… E a sala pequena pode, sim, ser linda, moderna e confortável – como os 12 ambientes a seguir comprovam!

Sabe da onde vieram estes cliques inspiradores? Do Instagram da Oppa – já segue?

Sala pequena #1 – Paleta de cores chique e atemporal

Foto: Reprodução/Instagram @apezito103
Foto: Reprodução/Instagram @apezito103

Eis uma combinação clássica, que nunca sai de moda: os neutros bege, branco e preto ganham vitalidade com a textura da madeira e os toques de verde. Em par perfeito com o sofá bege, o Rack Panteon Off White se destaca diante da parede escura, atraindo as atenções. Quem lembra que esta sala é pequena no fim das contas? A publicitária Heloisa Godioso caprichou na decoração de seu apartamento alugado de 72 m² e mostra no perfil @apezito103 mais fotos de suas ideias.

Dica Oppa: como escolher sofá? Guia rápido para encontrar o estofado ideal!

Sala pequena #2 – Decoração moderna e funcional

Sala pequena #2 – Decoração moderna e funcional
Foto: Oppa.

Aqui não falta espaço para receber os amigos! Versátil, o Sofá-Cama Apache pode transformar a sala de estar instantaneamente em quarto de hóspedes. Agora, se for dia de assistir ao jogo em casa, o importante é garantir lugar para todos: para além do sofá de 3 lugares, dá para buscar a Cadeira Uma na sala de jantar e adicionar o Puff Pitanga. Oppa! Reparou como as peças amarelas acrescentaram vida à base cinza? Já as bebidas, os copos e quitutes podem ser apoiados sobre a Mesa de Centro Block e o Aparador Eme. Decoração de sucesso!

Sala pequena #3 – Estar decorado ao estilo nórdico

A fisioterapeuta Natália Reinecke, do perfil @apartamento044, inspirou-se no estilo escandinavo para criar a decoração do apartamento em que vive com Filipe, seu marido, e o pet da família – o galgo italiano Patela. A sala estreita e comprida possui elementos pontuais, nada de excessos: note que, ao lado do Sofá Ibirapuera 3 Lugares Cinza, há uma luminária de piso em vez de mesa lateral, poupando espaço. Brancos e cinzas ganham pitadas de preto para equilibrar. Por fim, o mix de texturas dos tecidos e revestimentos arremata o visual clean e elegante deste living.

Sala pequena #4 – Sofá até embaixo da escada!

Sala pequena #4 – Sofá até embaixo da escada!
Foto: Oppa.

Não é raro encontrarmos salas tão pequenas que ficamos até na dúvida de onde colocar o sofá! Pois neste projeto, o Sofá Retrátil Frascati B2018 foi parar embaixo da escada – sem perder o charme, é claro. Encaixado no nicho, o estofado tem área suficiente para se espichar, oferecendo pleno conforto. Ainda encontraram lugar uma luminária de piso e a Estante Nichos, que, por ser estreitinha, funciona como mesa lateral. O ziguezague do Tapete Wave conecta os móveis nesta sala de design moderno.

Sala pequena #5 – Cores vibrantes para o efeito “uau”

Sala pequena #5 – Cores vibrantes para o efeito “uau”
Foto: Oppa.

Cinza em piso e paredes é a base perfeita para a explosão de cores! O Sofá Ibirapuera 3 Lugares Turquesa, decorado com almofadas coloridas e uma manta, ganha a companhia de uma luminária de piso, um arranjo de espelhos e da Estante Biscoito Fino Grafite. Decoração minimalista e, ainda assim, cheia de bossa.

Comprar luminária de piso já!

Sala pequena #6 – Texturas e iluminação em foco

O visual marcante do piso de madeira e da parede de tijolos pedia complementos em harmonia com o rico mix de texturas e tons. Essa é uma missão para o Rack Panteon 165 cm Grafite, que faz a suave transição entre as superfícies cheias de personalidade. A iluminação embutida no forro ressalta ainda mais a beleza da parede do rack, disposto diante de um sofá bege neutro. Com muitas fotos inspiradoras, o apartamento @hotspot.162 tem reforma assinada pela Paula Carvalho Arquitetura.

Salas pequenas #7 e #8 – Mesmo ambiente, salas diferentes!

Em salas pequenas, a distribuição dos móveis faz toda a diferença. O objetivo é otimizar o uso da área de um jeito aconchegante e funcional. Aqui, temos duas decorações feitas para o mesmo ambiente – repare nas diferenças! À esquerda, o sofá cinza foi disposto sob a janela e rente à parede, com apenas uma mesa lateral. A poltrona colorida, ao lado do aparador, oferece um assento extra. Já na sala à direita, um rack de design entra em cena diante da parede estampada. Em vez da poltrona, uma cadeira vermelha comparece para servir, inclusive, de apoio a um quadro ou pôster, por exemplo.

O que as duas salas têm em comum? Ambas compartilham do segredo da versatilidade: o jogo de mesinhas de centro pode variar a posição durante o cotidiano, e os versáteis futons diretamente sobre o tapete conferem um clima descontraído e sempre convidativo!

Sala decorada #7 (à esquerda): Sofá-Cama Abrolhos Cinza + Poltrona Mila Amarela + Tapete Losango 200×250 II

Sala decorada #8 (à direita): Rack Panteon Off White + Cadeira Uma Vermelha + Mesa de Centro Dotta

Quero comprar futons já!

Sala pequena #9 – Quando o rústico e o retrô se encontram

Sala pequena #9 – Quando o rústico e o retrô se encontram
Foto: Reprodução Juliana Franceschi

Os materiais naturais são tendência absoluta de decoração, como você viu em nossa cobertura da Maison & Objet Paris! E a antenadíssima Juliana Franceschi , jornalista e a apresentadora de TV, arrasou na composição de sua sala de estar. Plantas de verdade e no quadro, tons de verde e a base branca deixam a madeira maciça brilhar – esta nobre matéria-prima marca presença em móveis como a Poltrona Regina Turquesa. O charme retrô fica por conta das duas unidades da Mesa Lateral Redonda Biscoito Fino 35 e 50 cm, com os clássicos pés palito.

Sala pequena #10 – Design minimalista e máximo uso da área

Sala pequena #10 – Design minimalista e máximo uso da área
Foto: Reprodução/Instagram @folioarquitetura

Muitas vezes, a planta baixa dos imóveis nos surpreende: o que fazer quando há um dente na parede na sala de estar? A Folio Arquitetura propõe aqui uma solução que faz o aproveitamento máximo do espaço – o nicho ganhou prateleiras para enfeites, convertendo-se em estante! E na parte inferior ainda dá para encaixar puffs e banquetas, que podem passear pela decoração conforme a ocasião. Como menos é mais especialmente em ambientes diminutos, escolher móveis de design que se destaquem é fundamental. Aqui, o Rack Biscoito Fino Off White é a estrela do living.

Sala pequena #11 – Decoração lúdica ativar!

Sala pequena #11 – Decoração lúdica ativar!
Foto: Reprodução/Instagram @meuapto701

Os 36 m² do apartamento não assustaram o criativo Matheus Pacifico, dono do perfil @meuapto701: o carioca botou para quebrar na decoração lúdica, descolada e supercolorida de seu cantinho! A sala de estar conta com o aconchego do Sofá Nubo Cinza, que foi rodeado de itens divertidos: almofadas coloridas, tapete azul, vaso de plantas, quadros e pôsteres de super-heróis e com mensagens bem-humoradas.

Sala pequena #12 – A elegância do mix de branco, cinza e preto

Foto: Oppa.
Sala pequena #12 – A elegância do mix de branco, cinza e preto

O trio branco, cinza e preto é sucesso certeiro na decoração da sala de estar. Mas cuidado para a ambientação não ficar monótona! Para trazer personalidade à sala, misture móveis modernos com móveis retrô, adicione objetos pessoais, mescle texturas com almofadas de diferentes tecidos e estampas, acrescente uma aconchegante manta de sofá… O Rack Eme Grafite e as Mesas de Centro Biscoito Fino Azul ainda trazem o calor da madeira para arrematar o visual elegante e contemporâneo deste living.

Dica Oppa: uma forte tendência da feira de design IMM Colônia 2019 é usar um mix de mesinhas, em vez de uma só peça. Vem escolher suas mesas!

Gostou das dicas de decoração para salas pequenas? Tem dúvidas sobre o assunto? Escreva aqui embaixo! Vou adorar ler seus comentários.

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.