Vimos no post anterior a importância de fazer um plano de trabalho, lembra? E hoje é dia de atacarmos essa ideia. O Plano de Trabalho nada mais é do que colocar no papel quais as atividades devem ser feitas em quais dias. Uma rotina, um cronograma de trabalho mesmo.

E para colaborar com a sua vida hoje vamos apresentar uma sugestão básica. O legal do plano de trabalho é que ele deve ter a sua cara :), então se tem coisas aqui que não fazem nenhum sentido, é fácil, é só mudar! Afinal, o plano é todo seu e tem que funcionar para a sua casa.

Temos um princípio no plano de trabalho que vamos apresentar: você ter os finais de semanas livres. Um bom princípio, não é mesmo? Agora se durante a semana não rolar, você terá que fazer tudinho nos sagrados dias livres – o que não dá para negar, é sim desanimador.

Tente: um pouquinho de organização não dói e você ainda ganha, de brinde, mais tempo livre. Pode apostar.

 

Vamos nessa?

 

Segundona

ambientes: Sala de estar, de tv e sala de jantar

o que fazer: Organizar, tirar pó dos objetos (de preferência com espanador eletrostático*), limpar (aspirar) sofás e tapetes. Mopear piso (se você não sabe o que é, dê uma olhadinha no post anterior).

Terça

ambientes: Quartos e escritório

o que fazer: Organizar, mopear (agora sim), tirar pó dos objetos e trocar lençóis.

Quarta

ambientes: Banheiros (sim, sem deixar nada de lado!) e lavabos

o que fazer: Organizar, higienizar vasos sanitários, limpar a pia, o chão (mop água) e espelhos e trocar as toalhas.

Quinta

ambientes: Cozinha

o que fazer: Organizar, limpar eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas, etc) e passar mop água no piso.

Aproveite o dia para fazer uma limpeza dentro da geladeira, dispensar restos de comidas, dar uma olhada no prazo de validade e claro, já anotar tudo que precisa ser reposto de ingredientes e alimentos (não esqueça de olhar dispensa!) e deixe a sua listinha de compras pronta ;)

Sexta

ambientes: Área de serviço

o que fazer: Organizar, passar mop água no piso e limpar as paredes.

Esse é um ótimo momento para você lavar roupa :)

 

Algumas dicas:

Louças

Se você tem lava-louças, assim que terminar de usar coloque os itens lá dentro. Ligue só quando estiver cheia, o meio ambiente agradece ;) Se você ainda não tem a sua máquina de lavar, acredite: quanto mais louça acumulada para lavar, mais louça ficará acumulada para lavar. Sim, a preguiça só aumenta e a quantidade de louças também. Lave todos os dias. É ruim, mas é bom!

Lixo

O lixo dos banheiros e da cozinha, tanto o da pia quanto o de chão, deve ser recolhido a cada 2 dias. Mesmo que não tenha uma quantidade grande, isso ajuda a manter a limpeza e organização dos ambientes em dia.

 

Espanador Eletrostático

Ficou em dúvida do que é esse tal de espanador eletrostático? (antes de tudo: ele é bárbaro e apaixonante) Ele tem a função de absorver o pó sem espalhar (como o espanadores de pena fazem), então ele ajuda e muito na limpeza.

Aqui uma foto desse modelo que é quase uma jóia

Pode confessar é bem rapidinho deixar a sua casa sempre arrumada e você ainda terá mais prazer em ficar lá, assistir um netflix… E de bônus, os seus amigos podem chegar sem nem precisar avisar, já que tudo estará no devido lugar!

 

Autora Convidada: Helena Cernev

Consultora de Organização e Limpeza

(e Artesã de crochê e tricô)