Em uma época em que os aluguéis sobem e os apartamentos diminuem, temos que encarar um grande problema na decoração: a falta de espaço.

Por isso é muito importante saber usar bem o que temos e tornar nossos ambientes, mesmo que pequenos, lugares aconchegantes, organizados e funcionais. É isso mesmo, espaços reduzidos não precisam ser lugares sem charme ou com falta de personalidade!

Vamos nessa?

Verticalização

Usar o pé direito é mais do que necessário em espaços reduzidos. É um mandamento! Beliches ou camas suspensas, cabideiros, prateleiras. Um bom projeto é aquele que sabe aproveitar a verticalização de forma harmônica e leve. A parte superior dos armários muitas vezes são desperdiçadas, então aproveite esse espaço para objetos de pouco uso ou uso esporádico (malas, cobertores pesados, enfeites de Natal, etc).

Achando mais espaço

Falando em espaços escondidos, que tal explorá-los? Vãos de escadas e a parte inferior de bancadas, por exemplo, são espaços grandes e muitas vezes esquecidos. Nossa cama também pode liberar mais espaço ainda, existem muitos modelos de camas que utilizam o interior do box ou da cabeceira como depósito. Objetos pequenos também podem servir para guardarmos a bagunça, existem muitos modelos de bancos e puffs baú, por exemplo.

Modularidade

Móveis modulares ou retráteis são uma boa opção para os momentos de lazer sem ocupar espaço no cotidiano. Mesas extensíveis por exemplo, que vão de 4 a 8 lugares em um segundo. Sofás retráteis ou modulares também são ótimos pois durante o dia não ocupam espaço, mas dão conforto na hora do filme ou quando chegam os amigos.

Multifuncionalidade

Móveis e acessórios com mais de uma função são sempre sinônimo de economia de espaço. Um puff que se transforma uma mesinha lateral, por exemplo. Caixas organizadoras que empilhadas viram uma estante. Um espelho com prateleiras. As opções no mercado são muitas e todas são certeza de praticidade e mais espaço nos ambientes.

Arquitetura

Alguns elementos arquitetônicos nos ajudam a economizar espaço ou dar a impressão de amplitude. Portas de correr são sempre uma boa opção. Elementos vazados são ótimos para separar espaços sem fechá-los completamente.

Agora é só colocar a mão na massa e fazer o seu pequeno ambiente parecer um gigante!