Seguimos buscando projetos e fotos incríveis pra nossa collab no Instagram. E hoje, a collab de arquitetura conversa com as arquitetas Jeniffer e Sarah, do Studio Matriz e contam sobre o projeto do próprio escritório. Ficou curioso? Então acompanha!
Contem pra gente um pouco sobre o projeto!
O projeto é o próprio escritório do Studio, por isso, a definição do Studio Matriz como lugar de criação foi o ponto de partida do projeto de arquitetura do nosso espaço físico. Consideramos o escritório uma fábrica de ideias. Assim, o estilo industrial surgiu como uma opção muito coerente.
Esse caminho se mostrou ainda mais natural quando nos deparamos com a laje aparente da sala escolhida para a instalação do escritório, uma vez que tal elemento favorecia o uso da linguagem industrial. Resolvemos, então, tomar partido dessa estrutura para agregar valor ao projeto. Por conseguinte, exploramos outros materiais característicos dessa vertente, como estruturas metálicas na estante e tubulações aparentes nos sistemas de água, eletricidade e incêndio. A paleta de cores e os materiais foram cuidadosamente escolhidos para combinar com a proposta. O branco das paredes e da marcenaria proporcionou o contraste com a madeira escura do piso, com o tom de cinza mais fechado da laje e com o papel de parede de tijolinho.
As atividades que desenvolvemos e nossos valores também propiciaram a condução do projeto nessa perspectiva, com ambiente despojado e integrado. Buscamos uma relação de troca transparente com nossos colaboradores, fornecedores e clientes. Portanto, esse conceito de estruturas à mostra e espaço aberto materializa nosso ideal.
Como aconteceu a escolha dos móveis?
Quando se trata de interiores, acreditamos que a especificação deve alcançar até as etapas finais do projeto, incluindo o mobiliário, pois é a parte que os usuários vão usufruir diretamente do ambiente. Por isso, personalizamos tudo. As luminárias foram feitas por uma fábrica local, com detalhamento exclusivo. Projetamos toda a marcenaria, que foi produzida seguindo nossas orientações.
A escolha dos móveis da Oppa também segue nossa visão, já que a marca trabalha com design contemporâneo, acessível e despojado. Para a mesa de reuniões, optamos pela Cadeira Uma, nas cores Azul e Grafite, modelo lindo, confortável, durável e condizente com a proposta do escritório. Elegemos ainda o Banco Champagne para a cabeceira da mesa. O modelo é muito versátil, pois serve como assento e mesinha de apoio. A estrutura vermelha harmoniza com as tubulações aparentes e as luminárias.
Além disso, o tom da madeira Pinus do assento contrasta com a paleta mais escura do projeto. Essa tonalidade também está presente nos ganchos para bolsa da Oppa e no Nicho Talismã ao quadro de anotações, itens decorativos e muito úteis.
Os quadros foram os últimos itens da produção. Os exemplares escolhidos exploram as cores do projeto e também o conceito da arquitetura de Brasília, em que prevalece o uso do concreto e da geometria a partir dos traços do célebre arquiteto Oscar Niemeyer.
Qual a história do Studio Matriz e o time por trás desse projeto massa?
Após quatro anos de experiência juntas, o escritório Studio Matriz é fundado em 2017 pelas arquitetas e urbanista Jeniffer Souza e Sarah Sarmento.
O trabalho prestado se destaca pela parceria criada entre cliente e arquitetas. Através da essencialidade captada, projetos originais são criados com responsabilidade. A missão é proporcionar qualidade de vida através do espaço, por meio de projetos únicos de Arquitetura, com planejamento e eficiência, aliando beleza, funcionalidade e economia.
O Studio é um local para o desenvolvimento de projetos em um espaço integrado e harmonioso, com estilo minimalista e industrial, o ambiente se torna uma fábrica de ideias.
E aí, curtiu? Pra ver os outros projetos da Collab Oppa, é só clicar aqui!
No Comment