Paredes, estantes, nichos, entre outras funções, todos também servem para delimitar os ambientes em casa. Mas sabe outra coisa que ajuda a fazer isso sem ocupar espaço, e que dá muito mais personalidade pro cantinho? Criar uma identidade visual para cada cômodo com cores, estampas e texturas, assim como a nossa equipe de VM fez com tintas coloridas no antigo showroom Moema, lembra?

Pouco espaço, muitas oportunidades

Por exemplo, olha só este apezinho pequeno e charmoso em Moscou! Com 40 m², ele não perdeu centímetros quadrados com muita parede, mas ainda assim concentra seis ambientes bem marcados num lugar só: hall de entrada, cozinha, sala de estar, sala de jantar, quarto e escritório.

Um apê, 6 cômodos - Divida os ambientes com cores, estampas e texturas!

Para dar uma cara única para cada um desses espaços, os arquitetos responsáveis pelo projeto usaram diferentes estampas, tintas e texturas nas paredes. Mas claro, sempre mantendo a paleta baseada em madeira clara e cores frias, como tons de cinza e azul. Sabe, para não perder a coesão e manter a cara de casa? Então!

Um apê, 6 cômodos - Divida os ambientes com cores, estampas e texturas!

A cozinha ficou com um papel de parede com formas geométricas em três tons e uma parede lousa com potinhos de tempero e uma mini-horta, que também fazem parte do ambiente com a mesa de jantar. Já a sala ganhou um “tchans” com tapete listrado em branco e preto que, de quebra, ajuda a alongá-la visualmente. Ainda nesse ambiente, a parede na lateral do sofá é toda texturizada, com acabamento colorido em alto-relevo. Enquanto na lateral oposta, uma parede inteiramente cinza – incluindo portas! – toma todo o corredor e contrasta com uma passadeira verde água que é pura tranquilidade…

Um apê, 6 cômodos - Divida os ambientes com cores, estampas e texturas!

Outro lugar onde o papel de parede também é usado para marcar o ambiente é no escritório, que divide espaço com o quarto. Ocupando toda a parede oposta à cabeceira, ele tem um visual muito leve para não pesar no ambiente. E o legal é que tem várias gavetas para não deixar o trabalho à vista na hora de relaxar. ;)

Um apê, 6 cômodos - Divida os ambientes com cores, estampas e texturas!

Gostou? Conta pra gente aqui nos comentários!

Post original: 24 de nov de 2014.
Última atualização: 03 de fev de 2022.