Por Viví Kolér

Tapetes na decoração – está aí um assunto que rende pano para manga, ou melhor, pano para encher de conforto a sala de estar, a sala de jantar, o quarto, o corredor… Sim, porque os tapetes, além de incrementarem a decoração, têm função acústica ao reduzir ruídos e proporcionam conforto térmico ao aquecer os ambientes. Quem não gosta de andar descalço sobre um tapete macio? E não para por aí:

Os tapetes conseguem delimitar as áreas em espaços integrados.

Já deu para perceber a importância de escolher o tapete certo para a decoração, certo? Melhor ainda é estar por dentro das tendências: como correspondente da Oppa nas feiras de design internacionais que aconteceram neste ano (IMM Colônia, Maison & Objet Paris e Isaloni em Milão), pude ver de perto as novidades e separei as melhores ideias para você aplicar na sua casa – com dicas de modelos de tapetes à venda na Oppa, ou seja, é clicar e levar!

8 regras atuais de como usar tapete na decoração

Revolução no living: tapete descentralizado, sob a mesa de centro e distante do sofá. Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.
Revolução no living: tapete descentralizado, sob a mesa de centro e distante do sofá. Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.
  1. A primeira regra é que não há mais regras! Antes recomendava-se colocar todos os móveis da sala de estar sobre o tapete (sendo que este deveria entrar cerca de 10 cm sob o sofá, mas hoje o tapete tem liberdade para ser disposto conforme a criatividade mandar, criando movimento visual e permitindo maior liberdade criativa ao compor o espaço.
  2. Tenha em mente que o tapete ajuda a facilitar a disposição dos móveis. Então qual é a circulação que deseja? Conte com o tapete para desenhar os caminhos e alocar os móveis.
  3. Em salas de jantar, procure reservar espaço necessário para o deslocamento da cadeira sem que esta enrosque na peça. Ou seja, o mais apropriado é que o tapete supere em 60 cm o tamanho da mesa de jantar. Isso previne acidentes, mas também não é regra
  4. A padronagem exuberante do tapete pode ser a estrela da sala, acompanhado de móveis neutros, ou a peça pode servir de complemento discreto à decoração marcante. Qual das opções faz mais seu estilo e o estilo da sua casa?
  5. Atenção à textura! Sala e quarto pedem tapetes de toque macio (como algodão), enquanto hall de entrada e corredores demandam modelos de tapetes mais resistentes (como fibras).
  6. Dica de ouro: evite escorregões aplicando fita antiderrapante para tapete no verso da peça. É o melhor jeito de garantir a segurança de quem vive em sua casa ou vem visitá-la.
  7. Além de passar o aspirador regularmente, é importante fazer a limpeza dos tapetes pelo menos uma vez por ano seguindo as instruções do fabricante.
Aqui, as cadeiras têm espaço para serem deslocadas sobre o tapete sem enroscar. Foto: Viví Kolér / IMM Colônia 2019.
Aqui, as cadeiras têm espaço para serem deslocadas sobre o tapete sem enroscar. Foto: Viví Kolér / IMM Colônia 2019.

Tapete na decoração: cores e estampas que são tendência

Efeito desgastado no tapete

O estilo shabby chic (“chique gasto”) veio mesmo para ficar! As estampas parecem esmaecidas com o passar dos anos, embora sejam tapetes novinhos em folha. A vantagem dos tapetes com efeito desgastado é que adicionam personalidade à decoração sem roubar a cena.

Modelos de tapetes listrados

Tapetes listrados vão bem tanto na sala de jantar quanto na sala de estar. Fotos: Viví Kolér / IMM Colônia 2019.

As listras também são tendência de decoração! Repare nos ambientes acima como a disposição das linhas faz os ambientes crescerem visualmente – está aí um bom truque para salas pequenas.

Estampas geométricas são sucesso!

Fotos: Viví Kolér / IMM Colônia 2019.

Os tapetes geométricos brilham nos ambientes, seja em estampas coloridas, seja em padrões monocromáticos, atendendo a todos os gostos. Incluem-se aqui losangos, zigue-zagues (conhecido como estampa chevron), quadriculados, traços que criam ilusão de ótica…

Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.
Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.

Tapetes como base neutra

Tapete neutro funciona tanto na sala de estar com ar retrô (à esquerda) quanto no living moderno e romântico (à direita). Fotos: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.

Tapetes de tons neutros – como bege, off-white e cinza – vêm para servir de fundo à decoração, geralmente acompanhando a cor do estofado. Os melhores representantes desta categoria são os tapetes felpudos e os de fibras naturais.

Dica extra: sobreposição de tapetes

Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.
Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.

A sala tem medidas generosas e precisaria de um tapete muito grande, que costuma ser mais caro, difícil de transportar e fazer a manutenção? Pois chegamos à dica sensacional que resolve essa questão: a sobreposição de tapetes é tendência absoluta! Misturar tapetes de diferentes formatos, tamanhos e estampas personaliza a decoração, criando um resultado único.

A regra básica para combinar tapetes é a mesma de como combinar almofadas: as estampas precisam conversar entre si, ou seja, terem algo que as une. Pode ser a cor, o material, o traçado geométrico, a estampa desgastada…

Dica Oppa: tapetes menores, além do preço mais amigável, são versáteis na decoração – dá para levar o tapete da sala para o quarto, trazer a peça do corredor para criar uma composição na sala de jantar, e por aí vai!

Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.
Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.
Veja estas 4 sugestões lindas de mix and match de tapetes:

Curtiu as ideias de como usar tapete na decoração? Acesse todos os nossos modelos de tapete, pense com carinho na sua escolha e vem me contar aqui embaixo sobre a sua decisão!

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.