Será que ainda existe solução para o caos no transito da cidade de São Paulo?  De acordo com o arquiteto Alexandre Delijaicov, professor da USP,  existe uma saída sim!

Delijaicov propõe que a cidade retome o uso do transporte hidroviário e modifique os hábitos de crescimento rodoviário para se tornar mais sustentável;  que mude para se tornar uma metrópole fluvial, assim como ocorre com grandes cidades da Europa.

O urbanista começou esse projeto há mais de dez anos, com estudos e mapas que indicam as rotas fluviais escondidas pela cidade.  Segundo ele, é uma obra “factível e economicamente viável”, não é uma fantasia.  Os detalhes incluem uma rede de navegação com portos, canais e barragens por onde passageiros e cargas de baixo valor (lixo, entulho, terra, lodo) possam trafegar.  

Haveria também uma ligação entre os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí e as represas Billings, Guarapiranga e Taiaçupeba.  Além disso, a estrutura seria capaz de transportar os moradores das periferias para o centro da cidade. E poderia, por fim, funcionar também como espaço de lazer, com ciclovias e parques.

Em uma matéria da Revista Trip, o fotógrafo Gabriel Rinaldi e o mestre do tratamento de imagens, Fujocka, fizeram uma simulação de como ficaria cidade se reestruturada a partir das idéias do arquiteto Delijaicov.

E você, acha que é possível dar um jeito no trânsito de Sampa?

#dicadorapha

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa