Descubra aqui os diferentes estilos de sofá

Por Maurício Nakane, designer Oppa

Fora Reto Dentro Curvo

Sofá Itapuã.

Características chave: Tem o lado interior curvado contrapondo o exterior reto, os braços em aclive chegam ao encosto com a mesma altura. É aconchegante por dentro e prático por fora.  A base de madeira sólida suspende a alivia o peso da peça ao mesmo tempo que traz um tom natural e quente. O trabalho com botonets e a escolha dos tecidos em tons pastéis reforçam o caráter nostálgico da peça e invoca à memória tempos saudosos.

Namoradeira

Sofá Olinda.

Características chave: Tamanho reduzido, ergonomia comportada e assento e encosto estofados acompanhado de uma estrutura leve de madeira. Houve um tempo em que namorar consistia em sentar-se ao lado da pessoa amada comportadamente, por isso o nome namoradeira. O sofá Olinda, que tem espaço não mais que suficiente para duas pessoas, altura de assento mais elevada para uma postura mais reta é conhecida como uma antiga Namoradeira, porém sem os exageros decorativos das primeiras versões.

Clássico Moderno

Sofá Ibirapuera.

Características chave: A forma segue a função é a velha máxima da escola de design surgida na primeira metade do século 20. Os braços do sofá têm altura e largura necessárias para a melhor ergonomia do usuário e otimizam a utilização do espaço se comparado a outros tipos de sofá. O trabalho em capitonê é uma forma de manter a uniformidade da espuma e ampliar a sensação de conforto. O uso de metal com estofado não deixa de ser uma característica do móvel moderno.

Escandinavo

Sofá Bump.

Características chave: Linhas Arredondadas, suavidade e proporções bem distribuídas de forma bem orgânica. Um design que explora a forma simples e materiais naturais, como a base de Teka, uma madeira de cor e desenho bem atraente. A altura mais baixa do sofá, faz parte de uma tendência decorativa de móveis mais baixos, menos ostensivos e um visual à altura dos olhos mais clean.

Braço Fino

Sofá Angra.

Características chave: Braços finos e grandes almofadas soltas para o encosto. Perfeito conforto para um sofá de ocasiões mais informais. Os pés palito dispostos de maneira reta é um elemento que atrai um tom Vintage, que é hoje um estilo muito explorado pelos “moderninhos”.

Todo Almofada

Sofá Nubo.

Características chave: Almofadas assentadas em uma estrutura de madeira. Conforto é a intenção principal de um sofá neste estilo. A madeira tem um papel mais marcante nesta tipologia, suas espessuras mais generosas que o aproximam de um estilo decorativo mais rústico, porém os pés em ângulo dão um toque de humor mais despojado.

Monobloco

Sofá Modus.

Características chave: Assento, braço e encostos divididos em blocos, essa modularidade racional faz do Modus um clássico modelo do estilo industrial, caráter reforçado pela opção em couro. Esse estilo de sofá cai bem em ambientes abertos estilo loft e harmoniza com acabamentos como o cimento queimado, porém sendo uma peça contemporânea tem a sua versatilidade em termos de decoração e sua modularidade permite que seja usado em espaços reduzidos ou na criação de lounges mais espaçosos.

Retrô

Sofá Biscoito Fino.

Características chave: Botões, pés palitos, braços finos e baixos, e encosto alto. Esse conjunto de características somado à escolha de acabamentos remontam um estilo de forte apelo Vintage ou “Retrô”. É uma peça que traz bom humor, toca o emocional e representa hoje um estilo que está muito em alta tanto no meio Hipster quanto na velha guarda.

Sofá Varanda

Sofá Marajó.

Características chave:  Estrutura leve e vazada, assento e encosto soltos, tecido resistente à água. O sofá tem a leveza e o frescor necessários para um produto de varanda, a espuma é mais rígida para evitar uma superfície de contato excessiva e garantir o conforto térmico.

Braços Altos

Sofá Rodin.

Características chave: Braços mais altos, no mesmo nível do encosto,  superfícies limpas de costura dão o tom minimalista de uma peça que é essencialmente contemporânea. É uma tipologia que privilegia a praticidade com um certo tom formal e o uso de espaços compartilhados. Caso a ocasião seja de um espaço mais informal, almofadas podem ser utilizadas.

Sofá Extensível

Sofá Gávea.

Características chave: Assento que se estende para aumentar a profundidade do sofá. A função do assento extensível é a de promover maior conforto em um uso essencialmente residencial, ideal para salas de TV onde costuma-se fazer sessões de cinema em casa. A vantagem dessa tipologia é a otimização do espaço já que elimina a necessidade de se ter um puff a parte.

Sofá Cama

Sofá-Cama Abrolhos.

Características chave: Sofá que se transforma em cama. O Abrolhos é um legítimo representante desta tipologia multifuncional. O que possibilita que ele se transforme em cama é um duplo colchão retrátil, que fica recolhido quando sofá e se abre formando uma cama. Plantas cada vez menores exigem cada vez mais que ambientes como salas, se transformem ou tenham múltiplas funções, ainda que ocasionais. Este produto segue esta tendência e já inclui nos braços almofadas que serão utilizadas como travesseiros.

E para você que se animou, aproveite que temos preços e promoções especiais da terceira semana da Black Novembro no ar. Aproveite!

oppa.com.br | blog.oppa.com.br

Última atualização: 05/04/2022.