Linguagem cúbica e funcionalidade são características marcantes que norteiam a concepção criativa do sofá Modus. A relação técnica/estética é intrínseca ao desenvolvimento dessa peça. Acompanhe os detalhes do processo inventivo e os conceitos usados por João Kaarah, do Estúdio Oppa!
Um pré-requisito na criação das peças da Oppa é a preocupação com a funcionalidade do móvel, do transporte ao uso.
Partindo desse conceito-chave do smart design, o primeiro sofá Oppa, assim como outras peças da coleção, precisou ser desenhado considerando problemas recorrentes: deveria caber em um elevador ou passar por uma porta, por exemplo. Por esse motivo, ficou claro que, devido ao seu tamanho, o móvel não poderia ser uma peça única – no mínimo duas. E foi assim, resolvendo questões como essa, que o sofá Modus começou a tomar forma.
“A partir da idéia dos dois módulos, eu me permiti brincar com esse conceito e pensar o sofá inteiro com se fosse divido em vários blocos. O interessante foi chegar a tal ponto de desenho que, a divisão dos dois módulos principais tornou-se um detalhe de desenho e não mais uma limitação de projeto, o que me permitiu ir ainda mais além e encontrar uma dualidade na solução que partiu do problema técnico. A divisão em blocos e as maneiras possíveis de combiná-los, foi o que deu vida ao sofá Modus. O nome da peça é um trocadilho que eu fiz com essas duas premissas.”, conta o nosso designer João Kaarah.
A aparência cúbica adotada tem como uma de suas principais referências a arte geométrica do pintor francês Georges Braque. Aproveitar seu conhecimento em outras vertentes da arte como base para criar móveis da Oppa é prática frequente no trabalho do nosso designer multimídia.
Para respeitar a linguagem do design e ao mesmo tempo garantir o conforto que é exigido para um sofá, a composição do tecido e a densidade da espuma foram rigorosamente testados nessa peça que é hoje considerada um dos carros-chefe do site, onde está disponível em quantidade limitada nas cores preto e cinza.
Embora desenhado para compor um ambiente, para o próprio João, o resultado é um móvel de design forte, marcante e que se expressa sozinho; uma peça ímpar onde o todo é mais que a soma das partes.
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