Colocar a TV na distância ideal do sofá pode fazer com que você aproveite muito mais as qualidades do seu aparelho. Comprar uma televisão moderna, seja o modelo LED, plasma ou LCD, é um ato que precisa de um pouco de informação. Mas não estamos falando somente das características técnicas do aparelho que você pretende comprar. 

Você sabia que existe uma distância ideal da TV para o sofá? 

Vamos começar com um questionamento, se essa distância não é respeitada, a imagem que você perceberá no seu aparelho não terá a qualidade ideal?  Isso mesmo! A distância ideal entre a TV e o sofá é algo que nem sempre as pessoas pensam ou calculam antes de adquirir uma TV nova. Pensando nisso, vamos te informar sobre as diferentes distâncias que devem ser respeitadas, conforme o tamanho de TV.

SofáComo calcular a distância ideal da TV para o sofá?

Primeiramente, é necessário perceber que um ambiente proporcional é muito importante. Nem sempre uma TV gigante será ideal para o seu ambiente, sobretudo se ele for bem pequeno. Antes de falarmos sobre a distância ideal de cada modelo de TV para o sofá, é importante citar que uma TV muito perto do sofá pode causar problemas, como prejudicar a visão.  Isso porque quando o aparelho está posicionado perto demais, os olhos têm de se movimentar em excesso, em virtude do excesso de estímulos.  Já o oposto, uma distância muito grande, fará que seus olhos tenham que se esforçar demais para conseguir ver a imagem, o que também não é ideal. 

Uma regra simples pra te ajudar!

Existe uma regra simples, que você pode seguir, conforme a resolução da TV que pretende comprar e a distância que tem no seu ambiente. Aí, você saberá quantas polegadas terá o modelo ideal para o ambiente que você possui. A regra é bem fácil: uma TV com resolução Full HD possui padrão 21. Então, você multiplica 21 pela distância que você possui no ambiente. Por exemplo, 1,9m, que multiplicado por 21, resultará em 39,9. Portanto, a TV ideal para você, nesse ambiente, deve ter no máximo 40 polegadas. Fácil, não?

Distância ideal da TV conforme o tamanho da tela

De acordo com o tamanho da tela da sua televisão, pode-se saber exatamente a distância ideal que o sofá deve estar. Vamos às medidas para TVs com resolução Full HD:

  • 32 polegadas: mínimo 1,20 m e máximo 2,40 m;
  • 40 polegadas: mínimo 1,50 m e máximo 2,80 m;
  • 50 polegadas: mínimo 1,90 m e máximo 3,80 m;
  • 60 polegadas: mínimo 2,20 m e máximo 4,60 m.

SofásA importância da resolução na distância da TV para o sofá

Você pode ter observado que as informações passadas até agora consideraram uma TV Full HD. Porém, no mercado, encontramos TV 4K, que possuem resolução superior, quando comparadas às Full HD. Será que isso tem influência? Sim, se a resolução da TV muda, a distância do aparelho para o sofá também se altera.

  • 40 polegadas: mínimo 1,2 m e máximo 1,5 m;
  • 55 polegadas: mínimo 2,0 m e máximo 2,5 m;
  • 65 polegadas: mínimo 2,5 m e máximo 3,0 m;
  • 85 polegadas: mínimo 3,0 m e máximo 4,0 m. 

Ou seja, é possível observar que uma resolução menor pede uma distância maior.


Veja +: “Escolher o sofá ideal só depende de você!”


Por fim, ter uma TV moderna e grande pode ser o sonho de muitos. Mas para aproveitar a qualidade e resolução máxima do aparelho, sem forçar a visão, respeite a distância mínima necessária entre a TV e seu sofá. Assim, você certamente curtirá muito mais sua TV, com tudo de bom que ela tem a te oferecer.

Post em parceria com: Portal da Construção