Música é irreverente. Design também.  São novas ideias que inspiram e contagiam. E se completam. A Oppa e o Popload estão juntos hoje em um festival cheio de energia e música boa. Venha com a gente nesta viagem de cores e sons e entenda a semelhança entre os processos criativos, a importância do design para a composição de um álbum, assim como a importância da música na hora da criação de um produto e uma obra de arte.

^90C2114F7EA0A806B27C1FBF22CDCFF926C3557C27CB668FC9^pimgpsh_fullsize_distr

Relação da música com processos criativos

Música e design se completam. Nós acreditamos nisso, mas, mais do que, acreditar, tem cientista provando isso, como a teoria proposta pelo livro “Desenhando com o lado direito do cérebro”, da Professora Betty Edwards. Ela explica que a música estimula o lado direito do cérebro e ajuda a transportar esse lado emotivo a capacidade cognitiva. Isso significa que, ao ouvir uma música, o cérebro entende que deve acionar o lado que estimula o uso de cores, formas e tons de maneira mais intensa do que normalmente.

Design e música caminham juntos – composição, cores e ritmo

Uma composição musical muda completamente ao adicionar uma única nota. O design também funciona assim. As composições visuais podem ser alteradas facilmente e transmitir mensagens completamente diferentes, de acordo com cada composição. Victor Maia, do Design Culture, afirma que “as cores, as formas e a maneira como tudo é organizado num espaço são fundamentais para transmitir corretamente a mensagem e, caso algo não se encaixe da forma pretendida, o projeto pode tornar-se um total fiasco”. Ele argumenta também sobre a importância do ritmo nos dois quesitos: “projetos visuais tem que ter ritmo, isso é básico e ajuda a estruturar a lógica projetual. Se o design não tem ritmo o olhar não é estimulado a percorrer a mensagem toda na velocidade adequada para transmitir os significados. Design sem ritmo fica sem graça, não segura o olhar, torna-se frouxo. Música sem ritmo vira barulho, ruído. Simplesmente barulho, sujeira sonora.”

OppaLovers-493 (1)

Design gráfico na composição de álbuns musicais

A partir dos anos 60 o design começou a ser parte extremamente importante para a composição de um álbum. Nesta época, Andy Warhol era produtor de algumas bandas e aplicou seu conhecimento artístico para criar a capa desses artistas. Dois exemplos clássicos: o consagrado Velvet Underground & Nico. Além destes, pode-se citar , Storm Thorgerson para o Pink Floyd, Peter Saville para o Joy Division e New Order. São projetos artísticos  que transcenderam a barreira e se transformaram em ícones, assim como os seus criadores e artistas.

velvet

pink floyd joy division new order 

The Beatles e Rolling Stones também entenderam essa importância e, no ano de 1971, os Beatles lançaram Abbey Road e Mick Jagger procurou o estudante John Pasche para criar o símbolo que seria a grande marca da banda.

beatles-abbey-road Rolling-Stones-Logo-Mouth

Veja aqui a capa de alguns álbuns dos artistas que se apresentam amanhã, no Popload.

libertines wilcotumblr_np9tq5lNoJ1qh45iqo1_1280ratatat

Por aqui estamos inspirados e ansiosos para ouvir muita música boa no Popload!

Referências: http://www.designculture.com.br/design-e-como-musica-voce-ja-percebeu-isso/

https://www.oconhecimento.com.br/a-arte-e-a-relacao-entre-musica-e-design/