Na semana passada, durante seu aniversário de 448 anos, o Rio de Janeiro ganhou um presente maravilhoso. Desde o dia 1° de março, estão abertas as portas do Mar – Museu de Arte do Rio, um gigantesco espaço cultural que recebeu, só na sua abertura oficial, mais de três mil pessoas!

O projeto todo é composto por dois prédios: um é o museu de quatro andares com quatro salas para exposição e, no outro, funcionará a Escola do Olhar, um ambiente destinado à produção artística com foco na formação de professores da rede pública de ensino.

image

Com estilos diferentes entre si, o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista, passaram por uma restauração super cuidadosa. A ligação entre os prédios é feita pela cobertura e essa “manobra” dos arquitetos faz com que as exposições sejam vistas de cima para baixo. Aliás, quem passa por essa cobertura se impressiona com a vista sensacional da Cidade Maravilhosa.

Alunos e funcionários da rede pública não pagam e, às terças, a entrada é gratuita para o público em geral. O melhor de tudo? O MAR inaugura com quatros exposições simultâneas: Rio de Imagens: uma paisagem em construção;O colecionador: arte brasileira e internacional na coleção Boghici; Vontade construtiva na Coleção Fadel; e O abrigo e o terreno – Arte de sociedade no Brasil.

O museu está localizado na Praça Mauá e para saber mais é só acessar: www.museumar.com

Imagem: Divulgação

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa