Dia desses fui conferir a instalação de uma paginação de piso de um apartamento em reforma. Para quem não sabe, paginação é o projeto que calcula a quantidade de pastilhas, tacos, porcelanato, etc., e define a orientação do piso, isto é, por onde vai começar a instalação e se ele vai ser alongado pra lá ou pra cá. Enfim, um passo superimportante da reforma! Então, é sobre isso que quero falar hoje.

Dica 1 – Tamanho da peça.

Isso é fundamental para estabelecer o início da paginação, evitando muitos cortes e perdas na instalação do piso.

Dica 2 – Use pra ampliar o ambiente!

A escolha da paginação e do acabamento correto podem transmitir a sensação de amplitude. Por exemplo, pisos com formatos retangulares, são ótimos para alongar. Comece a paginação a partir da abertura da porta do ambiente instalando as peças maiores alinhadas com o vão da porta.

Dica 3 – Tipo do piso e rodapé.

Os dois não precisam ter o mesmo material, mas isso ajuda a disfarçar imperfeições da junção da parede com o piso. Já rodapés mais baixos e da mesma tonalidade da parede transmitem a sensação de um pé direito mais alto, o que é ótimo para espaços pequenos!

Olhe para o piso!

Dica 4 – Distribuição dos cortes.

Dê prioridade para as peças inteiras no espaço de maior circulação e peças com cortes para os cantos do ambiente e/ou debaixo dos móveis.

Olhe onde pisa! (Até porque o piso é demais)

Dica 5 – Economize!

Pisos com detalhes e desenhos exigem um planejamento maior para evitar cortes e perdas das peças. Por isso, aproveite as dicas para brincar e fazer um bom projeto de paginação de piso.

Por fim, gostou do post? Conta pra gente aqui nos comentários!

Imagem 1: Ambiente Oppa / Imagem 2 via The Design Files.

Por Natália Noleto.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Natália Noleto também é especializada em design de interiores. Por conta de diversos projetos à distância, criou o blog Arquitetura e Interiores por Natália Noleto, onde escreve sobre tendências, tira dúvidas e dá dicas de reforma e decoração.

www.oppa.com.br | Atualização do post publicado em 06/04/2014.