ILUMINAÇÃO

A iluminação é um dos pontos mais importantes de um projeto, seja luz natural ou artificial, sabendo ponderar a infinidade de possibilidades disponíveis no mercado é possível obter resultados incríveis, valorizando a planta e os móveis escolhidos para o ambiente.

 

Luz Direta

Esse tipo de iluminação é indicado para o uso em ambientes de concentração como escritórios, home office e áreas de leitura. A forma mais comum de aplicação é através de luminárias de mesa, que além do seu alto poder de iluminação possui a característica de direcionar a área a ser iluminada.

 

18012017-infografico-luminarias_06

Luz Pontual

Esse tipo de iluminação é muito comum em salas de jantar, bancadas e outros pontos de iluminação focal, através de um pendente é possível escolher uma pequena área a ser iluminada e criar um ponto de interesse dentro do ambiente, seja a mesa do jantar, seu aparador novo ou até mesmo aquele quadro que você acabou de comprar. Os pendentes trazem muita personalidade para seu ambiente.

 

18012017-infografico-luminarias_01

Luz de destaque  

A luz de destaque é específica para evidenciar produtos na decoração. Com este tipo de iluminação é possível salientar aquele quadro com a foto da família ou então destacar um móvel novo que acabou de ser adquirido. Para este tipo de necessidade, a luminária ideal é a arandela, que além de funcional e sofisticada, traz todo um requinte para o ambiente.

18012017-infografico-luminarias_02

Luz Intimista

Uma ótima forma de criar decoração cênica e intimista é um objeto que muitas vezes passa quase esquecido na decoração: as velas. Elas trazem para dentro do espaço um aspecto mais dramático e pessoal, esse tipo de iluminação é indicado para jantares, recepções de datas comemorativas e até mesmo aquele banho para relaxar e esquecer da rotina.

18012017-infografico-luminarias_03

Luz Difusa

Esse tipo de iluminação gera uma luminosidade que chega no ambiente de forma dissipada e não direta, esse efeito é obtido através de algum material que pode ser como o vidro leitoso ou cúpula, que cobrindo o foco de luz faz desta uma luz difusa. Um dos grandes responsáveis por essa iluminação são as luminárias. As de mesa com cúpulas, propagam a luz de forma dissipada criando ambientes homogêneos em termos de iluminação, uma vez que esse tipo de técnica ilumina todo o ambiente de maneira igual e sem contraste.

18012017-infografico-luminarias_04

Luz Focal

Esse tipo de iluminação é utilizado para criar um ambiente de relaxamento ou um ponto de interesse comum dentro de uma decoração maior, sempre usada para concentrar a atenção ou como um entusiasta das pessoas para determinada área da sua decoração. E as luminárias de piso são um ótimo exemplo de luz focal.

18012017-infografico-luminarias_05

Luz Natural

Seja por meio de uma claraboia, telhado de vidro, ou até mesmo aquele cantinho perto da janela, a presença de luz natural traz calor e aconchego para dentro do ambiente, a dica é usar materiais de composição mais resistente para os produtos não perderem suas características, sarja e poliéster são ótimos para receber luz natural.

unnamed
Por Paulo Carvalho, Visual Merchandising Oppa