Procurar novas soluções que facilitem o dia-a-dia, que sejam compatíveis com a realidade e acessíveis a todos. É isso que acreditamos ser o design. As peças que compõem o seu universo não devem ser apenas para “decorar”! Cada pedaço do seu ambiente tem que retratar um pouco da sua história, da sua personalidade.

Uma grande parte das pessoas também acredita nisso (ainda bem!), como é o caso da curadora de arte Adelia  Borges, idealizadora da exposição “Design Da Periferia”, que está rolando no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera. Depois de diversos anos pesquisando, Adelia reuniu trabalhos de diversos lugares do país que mostram peças de design produzidas por pessoas comuns.

image

Carroças de catadores, bancos de madeira, churrasqueiras de pneu, móveis e brinquedos feitos com materiais já descartados.  “Em geral são objetos improvisados, muitos feitos com detritos, com um resultado em que a simplicidade resulta de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas”, conta Adelia. 

image

Simplesmente incrível, essa exposição quebra todos os conceitos engessados de que o design deve ter no seu catálogo somente artigos de luxo. Papo furado! Pessoas comuns, muitas vezes sem formação acadêmica podem expressar a sua forma de pensar em objetos de forma muito criativa!

A exposição “Design Da Periferia” acontece até o dia 29 de julho de 2013, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até às 17h. A entrada é gratuita.

Mais detalhes: Parque Ibirapuera
Estacionamento com acesso pelo Portão 10
Rua Pedro Álvares Cabral, s/n
São Paulo – SP
Telefone:  11 5083-0199
www.culturasbrasileiras.sp.gov.br

 

 Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa