Precisa de algumas inspirações na hora de escolher a melhor luminária pendente e conseguir encaixar melhor na decoração dos ambientes aí na sua casa? Bom, não preocupe a gente te ajuda nessa! Mas vamos por partes, primeiro vem as inspirações e composições e depois vem como instalar! OK? Bora lá.

No quarto

Os pendentes não servem apenas para marcar os pontos de iluminação, eles agregam também no estilo e trazem personalidade para o ambiente. Se usados no quarto, as melhores opções são os pendentes menores  com menos intensidade de luz, pois criam um clima mais confortável para leitura e meia luz para ficar ao lado da cama, com um suporte ou em cima da mesa de cabeceira.

  • Mais rústico
    5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

  • Mais leve

Para ambientes mais leves e claros, um pendente com tons neutros e pastéis caem muito bem. E podem ser usados nos dois lados da cama.  Veja algumas opções de pendentes fofos e clarinhos aqui. 

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

  • Moderninho

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

Na sala de estar

Para as salas de estar, vale abusar nas cores e tamanhos e também na quantidade. Claro que  na hora de instalar o interessante é que eles tenham algo em comum, como material, cores e tamanhos para fazer uma boa composição.

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASAExemplo de como usar 3 pendentes diferentes, formando uma composição bonita e atraente na decoração.

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

Na sala de jantar

Pendentes em cima da mesa de jantar deixam o ambiente mais iluminado e ajudam dando aquele charme e destaque para as mesas e cadeiras.

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA 5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

No escritório

5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA5 JEITOS DE USAR E INSTALAR PENDENTES EM CASA

Veja aqui vários modelos e estilos de pendentes que mais vão combinar com você!

Como instalar uma luminária?

Para instalar, caso você não tenha muitos dotes para manutenção é  chamar um profissional. Caso queira  instalar em casa com segurança, veja só essas instruções:

  1. Materiais necessários

    1 Alicate universal
    1 Alicate de bico
    Chaves de fenda
    1 Trena
    1 Estilete
    Fita isolante
    Escada

  2. Defina a altura

    Observe se a luminária necessita da montagem de seus componentes como cúpula, soquetes, fios, cabos, ou peças de acabamento, e faça a sua montagem. Alguns modelos permitem que a cúpula seja instalada somente no final, assim o manuseio da instalação elétrica será mais fácil. Confira a altura desejada da luminária com o uso da trena e faça a marcação do cabo na peça.

  3. Prepare a fiação da luminária

    Com o estilete desencape a ponta do cabo até o trecho marcado. Desencape a ponta dos fios elétricos da luminária em aproximadamente 2 cm com uso de estilete e alicate. Atenção: Algumas luminárias pendentes, de acordo com o peso, possuem um cabo de aço ou pequenas correntes junto aos fios elétricos, isto servirá para sustentação da peça no teto.

  4. Prepare a fiação do teto

    Separe também os 2 fios elétricos para ligação da luminária para fora da caixa de lux e separados um do outro.

  5. Fixe o suporte

    Fixe somente o suporte de sustentação da luminária da caixa de luz do teto através de suas abas metálicas ou plásticas. Em seguida, rosqueie o parafuso vazado para passagem da fiação no orifício central.

  6. Passe os fios pelo suporte

    Passe os fios elétricos e o cabo de aço da luminária pelo parafuso vazado, ajuste a altura da luminária de acordo com a marcação anterior e firme o cabo de aço dando algumas voltas no suporte já fixado. Não se esqueça que todos os componentes devem estar montados incluindo a peças de acabamento da luminária.

  7. Emende os fios

    Faça a emenda dos fios elétricos da luminária aos fios do circuito elétrico e proteja-os usando a fita isolante, evitando um possível curto circuito.

  8. Esconda os fios

    Esconda os fios elétricos dentro da caixa de luz com cuidado para não dobrá-los.

  9. Finalizando

    Por último, fixe a tampa da luminária no parafuso vazado, já fixado no suporte, para dar o acabamento final à peça.

Cuidado!
-Veja sempre se  a chave de energia geral está desligada, ou pelo menos o disjuntor daquela área;
-Não faça isso descalço, use calçados firmes;
Nunca, ou em hipótese alguma faça este tipo de trabalho com o corpo molhado ou sobre piso molhado.

Pronto! Agora que você já sabe como instalar a sua luminária pendente! Curtiram as inspirações?