Bom mesmo é trabalhar ou estudar em um ambiente confortável e inspirador – não adianta ser só uma coisa ou outra! Por isso, montar a decoração do escritório demanda um carinho especial e certa atenção a elementos que nem sempre são visíveis, mas perceptíveis: o conforto ergonômico do famoso par escrivaninha e cadeira de escritório previne problemas de saúde (como tensão nos ombros, no pescoço e na coluna) e ajuda a aumentar o foco e a produtividade. Como escolher os móveis para criar o escritório perfeito para você é o tema deste post!

Esta dupla esbanja design no espaço que você desejar: Escrivaninha com Gaveta Sete e
Cadeira Uma. Foto: Oppa.

Foi-se o tempo em que os móveis de escritório tinham “cara de escritório”, isto é, eram sóbrios, pesados e de tons neutros. Com a evolução do design e os materiais cada vez mais modernos e funcionais, as mesas de trabalho e as cadeiras de escritório deixaram de priorizar apenas a praticidade para também esbanjarem beleza, integrando-se em sintonia com a decoração. Por esse motivo, o escritório não precisa mais ocupar um cômodo inteiro:

Escrivaninha e cadeira podem ser inseridos harmonicamente em um canto no quarto, uma parede do corredor, uma área da varanda coberta, um trecho na sala de estar

Definido o espaço da futura área de trabalho, atente para as proporções do ambiente: é fundamental que o tamanho da escrivaninha se alinhe com os demais elementos da decoração. Opções não faltam, pois há mesas de estudo a partir de 79 cm de largura (como a Escrivaninha com Gaveta Sete) e bancadas que chegam aos 120 cm (a exemplo da Escrivaninha com Gaveta Biscoito Fino).

Comprar minha escrivaninha já!

Planejamento – não pule esta etapa!

Além de gaveta e nicho, a Escrivaninha com Gaveta Mandal tem até porta-lápis embutido
no tampo. Foto: Oppa.

Antes de mergulhar nos inúmeros modelos de móveis para escritório, pare e pense: “Qual será meu uso desta área?” Há quem passe horas sentado ao computador; quem precise de uma bancada espaçosa para organizar papelada e correspondência; tem também quem estuda com livros e cadernos espalhados sobre a mesa… Cadeiras com rodinhas e cadeiras
giratórias são práticas para quem precisa acessar gaveteiros e pastas, enquanto cadeiras fixas oferecem assento firme, sem escorregar, a quem passa horas sem-fim na mesma atividade.

Definir previamente seu uso do escritório ajudará na escolha dos móveis mais adequados a seu caso. Com esse planejamento, a rotina ficará mais leve depois!

Para ficar mais fácil, dou meu próprio exemplo: eu trabalho com notebook (com tela, teclado e mouse extras); consulto com frequência dicionários, folhetos e revistas; e faço muitas anotações ao longo do dia. Logo, preciso de uma bancada espaçosa – com gavetas e nichos para armazenar o material de apoio – e uma luminária de mesa que garanta luz direta sobre a bancada. Prefiro uma cadeira de escritório de design leve, confortável e sem rodízios porque não preciso ficar me levantando com frequência.

Dica Oppa: que tal montar sua própria mesa de trabalho escolhendo um par de cavaletes e o tampo de sua preferência?

Par de cavaletes + tampo de vidro = sucesso! Foto: Oppa.

+ Veja também: ideias de organização vapt-vupt para colocar o home office (e a casa!) em ordem

Quem aí falou em ergonomia?

Se as costas reclamam ou os ombros tensionam, é sinônimo de desconforto, falta de concentração, cansaço, menor produtividade… Para fugir dessa cilada, invista em um conjunto ergonômico de escrivaninha e cadeira de escritório.

Basta seguir estas 3 regras básicas:

  1. Os cotovelos devem ficar apoiados sobre a mesa no ângulo de 90 graus.
  2. Ao sentar na cadeira de escritório, o ideal é que os joelhos formem o ângulo de 90 graus em relação à cintura.
  3. Os pés ficam firmemente apoiados no piso (se necessário, adote um apoio ergonômico para pés).

No caso das cadeiras, existem modelos com altura regulável e outras adaptações, fazendo com que o móvel se adapte às necessidades específicas de quem o usa. Cadeiras com braço oferecem apoio ao antebraço, o que facilita o manuseio de mouse e teclado. Até o revestimento da cadeira pode ter papel ergonômico: os encostos de tela se amoldam às costas do usuário.

A Cadeira de Escritório Plaza é giratória e possui encosto de tela, apoio para braços, regulagem de altura e rodízios de duplo giro. Foto: Oppa.

Que beleza de escritório!

Variedade não falta: há modelos de escrivaninhas e cadeiras de todos os estilos, materiais e cores. Dê asas à criatividade ao combinar os móveis de seu escritório! Poder ser uma escrivaninha branca com uma cadeira colorida, os dois móveis da mesma cor, uma mesa retrô com uma
cadeira de escritório moderna… Invente seu mix, e o resultado será único.

Dica Oppa: independentemente do estilo, escolha móveis de design e boa qualidade, que sejam resistentes, estáveis e duráveis – e evite dores de cabeça!

Depois de definir sua dupla de escrivaninha e cadeira de escritório, acrescente complementos úteis – como prateleiras, gaveteiros, organizadores, um revisteiro moderno, uma lixeira simpática, uma bela luminária… Por fim, mas não menos importante, decorar o canto de trabalho com pôsteres e quadros traz vida e descontração ao ambiente.

Personalize seu canto de trabalho – aqui, até cabides compõem o arranjo de parede! Foto:
Oppa.

Fácil limpeza e manutenção são outras qualidades bem-vindas nos móveis de escritório. Afinal, nada de perder tempo com essas tarefas – ao fim do expediente, a poltrona está sempre a postos para o relax!

+ Veja também: e quando o home office vira o canto das plantas em casa?

Espero que você aproveite estas dicas ao montar (ou atualizar) seu escritório! Vou adorar saber que este conteúdo foi útil para você.

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.