O arquiteto Felipe Hess escreveu esse post para o blog do Casas Bacanas, mas nós gostamos tanto que resolvemos compartilhar com vocês! Olha só:

“Acho que a ideia de uma “casa bacana” vai mudando ao longo da nossa vida.

Minha primeira memória de casa bacana era a casa da minha avó na rua Guadalupe, no Jardim Europa.  Lembro bem de um pátio interno para onde os quartos se abriam, corredores longos e escuros, uma grande sala para festas (que eu nunca vi sendo usada) e uma sala de chá. Essa casa era bacana!

Nesse mesmo período, novas casas bacanas foram surgindo na minha vida. As casas de Lego que eu construía no meu quarto eram sempre bacanas, pelo menos eu achava. Isso com certeza ajudou e influenciou muito a minha escolha por arquitetura.

Outra casa bacana foi a que tentei conceber junto com meu caseiro na casa de praia da minha família. Não tive um grande sucesso e não era tão bacana quanto as casas nas árvores que eu via em filmes, mas era minha, eu subia e passava um bom tempo lá observando a rua, tentando construir alguma engenhoca para aperfeiçoa-la. Não durou muito, mas era bacana!

Já no período de faculdade aprendi que as casas bacanas eram as projetadas pelos grandes medalhões na nossa arquitetura. A Casa de Vidro da Lina Bo Bardi com certeza é uma das casas mais bacanas que já visitei. Tem um ar de mistério. A casa estúdio do arquiteto Luís Barragan, na Cidade do México é uma das que mais mexe comigo. Já estive lá três vezes e nunca acho que foi o suficiente. A casa Bola de Eduardo Longo é bacanérrima! Tenho uma lembrança tê-la visitado quando era muito criança e recentemente tive o prazer de voltar lá e passar um tempo com o próprio Eduardo me explicando ela toda. Essa tarde foi bacana!

Quando trabalhei com Isay Weinfeld, aprendi que casa bacana é aquela que tem a cara do cliente, com tudo que ele pediu e ainda trazendo alguma surpresa a mais.

Hoje, à frente do meu próprio escritório, quero acreditar que casas bacanas são as que venho projetando. Tenho certeza que cheguei num resultado bacana quando vejo o sorriso e a satisfação dos meus clientes.

Mas, acima de tudo, num país tão desigual como o nosso, bacana mesmo é ter uma casa para morar com dignidade.”


E para você, o que é uma casa bacana?

->Fotos: projetos de Felipe Hess