image

Um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o Bixiga é formado por imigrantes italianos, tem muita importância histórica e turística na capital paulista. O texto de hoje é do pessoal do Casas Bacanas, que conta um pouco sobre esse pedaço tão especial de Sampa, que é cheio de cantinas com comidinhas maravilhosas!

A origem do bairro se deu no início de 1800, quando um homem conhecido por Antônio Bexiga comprou as terras onde era conhecido como Chácara das Jabuticabeiras. Mais tarde Antônio José Leite Braga decidiu lotear parte de sua “Chácara do Bexiga”. O loteamento foi inaugurado em 01 de outubro de 1978 com a presença do imperador Pedro II, lançando a pedra fundamental de um hospital que nunca foi construído.

Com o intuito de afastar o sentido pejorativo do apelido dado ao bairro, seus moradores mudaram a grafia de Bexiga para Bixiga.

image

O bairro também abriga importantes pontos turísticos de São Paulo como a Vila Itororó, um símbolo do Bixiga imigrante e ficou conhecida como Casa Surrealista. A escadaria do Bixiga que une a parte baixa do bairro à parte alta. A Casa da Dona Yayá, imóvel que foi uma das primeiras chácaras do Bixiga e pertenceu à Sebastiana de Melo Freire, orfã rica que apresentou sinais de demência e viveu o resto de seus dias no sanatório particular ali construído. E os Arcos da Rua Jandaia, tombados pelo patrimônio histórico, foram descobertos quando a prefeitura demoliu edificações que ali havia. Acredita-se que foram construídos no século XIX para proteção contra enchentes.

image

image

O Bixiga também abriga pontos importantes da cultura paulistana como o Teatro Oficina, o Museu do Óculos e a Festa da Achiropita.

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa