A 9˚ Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo acontece entre os dias 02 de novembro e 04 de dezembro de 2011 na Oca, Parque Ibirapuera.

Sob o tema Arquitetura para Todos: Construindo Cidadania, nesta edição a Bienal apresenta cerca de 400 projetos vindo de mais de 30 países, e o resultado é uma exposição com foco em aspectos didáticos, voltada inclusive para o grande público, que não é especializado ou formador de opinião.

Interessante como o tema dessa Bienal é próximo do valor primordial da Oppa, não?  Arquitetura / Design é para todos!  Fica claro nessa ligação que, seja o design, a arquitetura, a moda, o cinema ou qualquer vertente de expressão abordada, cada vez mais, a arte deve estar disponível para o maior número de pessoas possível, sem que haja distinção entre elas.

As proximidades vão além do tema simplesmente.  A Bienal pretende se portar como uma mostra ampla, dinâmica, caracterizada pelo debate de idéias, propostas e soluções, assim aproximando e auxiliando a sociedade para o aprofundamento no debate de questões relevantes sob a óptica da Arquitetura e Urbanismo.

O mesmo acontece aqui na Oppa!  Queremos ser mais do que ditadores de tendências no mercado do design. Queremos ouvir opiniões, provocar discussões e influenciar a expansão do conhecimento dessa área para cada vez mais pessoas.

A Bienal, assim como a Oppa por fim, pretende resumidamente envolver a participação do cidadão comum em ambientes onde o Design e a Arquitetura são presenças constantes, indispensáveis e definidores de qualidade no dia-a-dia da sociedade.